Pesquisa analisa comportamento de consumidores em farmácia e impactos da crise

Cerca de 75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços e 14,9% apontaram a localização como fator importante para a escolha

O comportamento do consumidor na farmácia diz muito a respeito do mercado farmacêutico que vem em um contínuo caminho de crescimento em uma comparação dos resultados dos últimos 12 meses.
Em um período finalizados em março de 2021 com o mesmo período do ano anterior.

Os resultados apontaram uma alta de 16,2% dos valores vendidos, de acordo com dados da IQVIA.

Para analisar esse mercado foi realizada a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil – Edição 2021, aplicada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Unicamp e que entrevistou 4.000 consumidores de farmácias em todo o país.

A pesquisa analisou quais o comportamento e os tipos de medicamentos que são adquiridos pelos consumidores e apontou que, entre os entrevistados, o gasto médio de compra foi de R$ 54,01.

De acordo com as respostas dos consumidores, 62,6% compraram pelo menos um genérico dentre os produtos adquiridos, desses 25% compraram apenas genéricos.
Já em relação aos produtos de marcas, ele fez parte das compras de 63,9% dos consumidores e 24,4% compraram apenas esses produtos.

Já os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria.

Contudo, observa-se nesse ponto um aspecto interessante desse mercado, que é a consolidação dos genéricos.

No entanto, ainda se tem uma força contínua dos medicamentos de marca.

Motivação é preço

Dentre os motivos do destaque desses medicamentos, com certeza está o preço.

Na mesma pesquisa os consumidores ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, ficou bem claro que o bolso e a comodidade são fatores primordiais na decisão.

Deixando, então, vários outros de lado.

Dos entrevistados: 75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços e 14,9%apontaram a localização como fator importante para a escolha.
Além desses fatores, foram considerados também:
O estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%), a facilidade de estacionar (0,9%) e o bom atendimento (1,1%).

Metodologia da pesquisa que analisou o comportamento do consumidor na  farmácia

Essa foi a quinta edição da pesquisa que busca uma análise do perfil de consumo e que desta vez também buscou analisar os reflexos da pandemia para os frequentadores de farmácias.

Para a realização do levantamento foram entrevistados até o mês de fevereiro de 2021, quatro mil consumidores nas ruas, após efetuarem suas compras em farmácias, selecionados de acordo com os agrupamentos a qual pertencem, de acordo com dados da IQVIA.
Fonte: IFEPEC
Foto: Shutterstock

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