Os resultados apontaram uma alta de 16,2% dos valores vendidos, de acordo com dados da IQVIA.
Para analisar esse mercado foi realizada a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil – Edição 2021, aplicada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Unicamp e que entrevistou 4.000 consumidores de farmácias em todo o país.
A pesquisa analisou quais o comportamento e os tipos de medicamentos que são adquiridos pelos consumidores e apontou que, entre os entrevistados, o gasto médio de compra foi de R$ 54,01.
Já os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria.
Contudo, observa-se nesse ponto um aspecto interessante desse mercado, que é a consolidação dos genéricos.
No entanto, ainda se tem uma força contínua dos medicamentos de marca.
Motivação é preço
Na mesma pesquisa os consumidores ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, ficou bem claro que o bolso e a comodidade são fatores primordiais na decisão.
Deixando, então, vários outros de lado.
Metodologia da pesquisa que analisou o comportamento do consumidor na farmácia
Essa foi a quinta edição da pesquisa que busca uma análise do perfil de consumo e que desta vez também buscou analisar os reflexos da pandemia para os frequentadores de farmácias.