Por um sorriso mais branco

Seja para fins estéticos ou mesmo para resolver problemas como manchas, o clareamento dental é um procedimento cada vez mais procurado pelos brasileiros

Dentes brancos, corretamente alinhados e bem contornados. Essa é a definição de um padrão estético muitas vezes imposto pela sociedade. Por essa razão, não tê-los, para muitos, pode levar à perda da autoestima.

Nesse cenário, o clareamento é um dos procedimentos mais desejados quando se fala em estética dental. “É uma técnica extremamente segura e eficaz que resgata e devolve a confiança de sorrir, estimulando uma maior preocupação da saúde bucal”, diz a cirurgiã-dentista e autora do projeto de prevenção em saúde bucal “As Aventuras de Dentix”, Dra. Maria Fernanda Braga, lembrando que o peróxido é a substância química de base utilizada no processo.

Mas para o sucesso do tratamento, é imprescindível que o cirurgião-dentista, durante a primeira consulta de anamnese, análise e diagnostique o fator etiológico da alteração cromática e se aprofunde na queixa principal do paciente, conforme explica o odontologista e presidente da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Prof. Dr. Sérgio Brossi Botta.

Ele destaca que a sensibilidade dentária é um problema que pode ocorrer durante ou após o clareamento dental, sendo mais comum e mais intensa no clareamento de consultório do que no caseiro.

Isso se deve ao fato de que, apesar de ambas utilizarem os mesmos produtos, na técnica de consultório, ela possui maior concentração. A sensibilidade dentária após o clareamento dental é um efeito adverso muito comum, principalmente quando se utiliza peróxido muito concentrado, podendo ocorrer uma sensibilidade de leve a severa. Porém, não tem durabilidade acima de 48 horas”, diz.

Para amenizar o quadro, o Prof. Dr. Botta afirma que o nitrato de potássio pode ser utilizado como um dessensibilizante de pré-tratamento do clareamento dental, pois ele se difunde com facilidade por meio da dentina e da polpa, tendo um efeito analgésico e, assim, reduzindo a sensibilidade, se associado com concentrações de agentes clareadoras mais baixas.

“Um dos recursos que também podem ser utilizados é o uso tópico de flúor por uma semana ou mais e pode-se usar creme dental com nanohidroxiapatita ou um creme dental com fluoreto de sódio e de nitrato de potássio 5% após o uso dos géis clareadores, pois está relacionado com a diminuição expressiva da sensibilidade”, finaliza.

Imagem: Shutterstock 

Deixe um comentário