Primeiro exame preventivo de câncer de intestino chega às farmácias

O teste chegou às drogarias há pouco, com tecnologia OC-Sensor, que permite exames laboratoriais não invasivos de baixa complexidade e baixo custo

A FHE acaba de fechar mais uma parceria estratégica na área da saúde. A venture builder vai viabilizar a implementação do primeiro exame preventivo de câncer de intestino em farmácias e laboratórios do Brasil. Lançado pela Ubuntu Med, o equipamento analisador automatizado (OC-Sensor) realiza exames laboratoriais não invasivos de baixa complexidade e baixo custo.

Dessa maneira, então, a plataforma chega para democratizar os exames preventivos e estimular o diagnóstico precoce de doenças com alta incidência.

Em poucos meses de aplicação, a startup já conquistou importantes clientes, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, o Grupo NotreDame Intermédica e algumas prefeituras na Região Nordeste.

Outro destaque é o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), que promoveu de 2014 a 2018 o piloto de rastreamento ativo organizado na Zona Leste de São Paulo.

A saber, a ação atendeu 10 mil pessoas do grupo de risco e resultou em aproximadamente 500 diagnósticos.

Os pacientes diagnosticados deram segmento no tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso a doença não tivesse sido observada, essas pessoas só teriam sintomas em fase avançada ou metastática, com pouquíssimas chances de cura.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, para cada real gasto com prevenção, outros R$ 4 seriam gastos com tratamento.

Ou seja, é muito mais barato prevenir o adoecimento e tratar precocemente. Quanto mais avançada é a doença, maiores as despesas com terapia, exames e internações.

O exame mede a dosagem de hemoglobina nas fezes de forma mais precisa que os testes utilizados no país. O sistema associa metodologias de análise de Big Data e inteligência artificial aos resultados produzidos pelo equipamento, possibilitando uma análise retroativa da linha de cuidado, dos custos e dos desfechos clínicos e produzindo projeções preditivas de fluxo de pacientes na linha de cuidado, permitindo intervenção antecipada de diagnóstico.

O resultado é um desfecho clínico muito mais satisfatório para os pacientes e uma economia significativa de recursos, devido ao melhor direcionamento do paciente no fluxo do cuidado, além de evitar procedimentos invasivos que se fazem necessários quando há um avanço da doença.

A solução de triagem precede análises confirmatórias de média e alta complexidade e de custos mais elevados. Para o mercado da saúde, a solução traz revolução na área de gestão e logística.

Com distribuição de frascos de coleta otimizada através de parcerias com redes de drogarias, associada à análise de dados retrospectivos através de Big Data e dashboards que auxiliam na formação de estratégias financeiras e processuais, a Ubuntu Med oferece a solução mais abrangente   para rastreamento ativo organizado, que é um projeto multidisciplinar que depende de gestão de informações e planejamento complexo.

 Com a tecnologia, a gestão de recursos pode ser feita a partir da análise macroeconômica, tendo em vista a efetividade orçamentária de toda a linha de cuidado e não somente a comparação de preços entre produtos de um departamento, que é apenas uma fração do processo.

A estratégia impacta também a sociedade como um todo, já que o câncer é uma doença que interfere em toda a família, no ambiente de trabalho e em todo o sistema previdenciário.

O indivíduo que faz diagnóstico de lesão pré-cancerosa ou câncer em estagio inicial, interrompe uma avalanche de acontecimentos, como: afastamento das atividades profissionais, acompanhamento de familiares a consultas e tratamentos, utilização temporária ou permanente de bolsa de colostomia, efeitos devastadores de quimio e radioterapia e monitoramento posterior ao tratamento para identificar possível reaparecimento da doença.

 “A Ubuntu Med ganhou mais velocidade em seu desenvolvimento, além de estrutura e equipe já desenvolvidas para os setores comercial, jurídico, financeiro e de marketing. Mas o mais relevante é que a parceria com a FHE abriu a mente dos gestores da empresa para outros segmentos de negócios, como a venda do teste em farmácias e a associação da inteligência artificial ao produto. Com essas contribuições, a startup poderá trazer retorno mais rápido para os investidores e salvar mais vidas”, explica, então, o CEO da FHE Ventures, Rafael Kenji.

Fonte: FHE Ventures

Foto: Shutterstock

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