HPC

Produtos de HPC ganham cada vez mais espaço nas farmácias

Produtos de HPC são uma oportunidade para as farmácias alavancarem suas vendas e melhorarem o fluxo de pessoas no ponto de venda

As farmácias, cada vez mais, tornam-se pontos de venda estratégicos, não apenas para os medicamentos, mas para outros tipos de produtos, como os de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC).

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgou dados de outubro de 2020 que revelam que os “não medicamentos” representam 33% do volume das farmácias.

Você sabia que o Ministério da Economia divulgou a balança comercial de 2020 apontando o setor brasileiro de HPC com um superávit de US$ 23,4 milhões? Esse resultado representa um volume de US$ 609,3 milhões em exportações.

Portanto, diante dessa importância, é hora de as farmácias apostarem nessas categorias, que podem ser importantíssimas para o resultado da loja.

Para ajudar neste desafio, em entrevista ao Guia da Farmácia, o gerente de soluções do hub de saúde e bem-estar, InterPlayers, Mario Nascimento, mostrou alguns caminhos. Acompanhe:

1. Garanta um equipe capacitada

Conte com uma equipe que melhore a experiência do consumidor nesses pontos de venda (PDVs) e otimize os processos.

Um time de apoio do merchandising pode fazer a diferença no trade. Com ele é possível valorizar os produtos conforme a sazonalidade, por exemplo.

No verão, uma gôndola com filtro solar destaca a categoria. A passo que, no inverno, a pele carece de hidratação, então a estratégia de posicionamento dos itens deveria mudar.

2. Estimule as vendas casadas

Não falamos apenas de pomada para assaduras ao lado de fraldas, que são itens quase complementares. Falamos de medicamentos para dor de cabeça próximos de absorventes higiênicos, que são categorias distintas, mas a compra de um pode impulsionar o consumidor a levar outro produto.

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3. Aposte na presença de promotores de vendas

Isso pode ser benéfico para o movimento dentro das farmácias. Assim, auxiliando os clientes com dúvidas e direcionando-os ao local correto do que precisa, ou ainda manter a disposição dos itens em ordem e com fácil acesso.

4. Exponha produtos de HPC nos checkouts da farmácia

Nos supermercados, sempre houve a estratégia de compra por impulso próximo ao momento de pagamento. Contudo, agora, as farmácias e drogarias também estão utilizando esse subterfúgio.

Assim, os clientes são expostos a uma diversidade de itens, mas quando estão na fila do caixa, aguardando para serem atendidos, aparecem as tentações, como lenços umedecidos, pack promocional de desodorantes, kits com escova de dentes, creme dental e fio dental em embalagem compacta que cabem na bolsa ou gaveta do escritório. Surgem, nesse instante, novas oportunidades de compras, causadas pelo impulso.

Para os consumidores, todas essas artimanhas nos pontos de venda podem até passar despercebidas, mas existe uma equipe bem preparada e treinada para criar essa ambientação e tornar sua experiência o mais agradável possível.  Afinal, as farmácias não são mais aqueles locais de dispensação de medicamentos.

Desse modo, é fundamental que você dê a atenção necessária ao segmento e atualize constantemente seus aprendizados sobre a área.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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