Protegendo o sorriso

Dor ao ingerir alimentos muito quentes ou gelados é um dos sintomas que acometem quem tem sensibilidade dental, quadro que acomete mais da metade da população

Estima-se que 57% da população brasileira sofra por sensibilidade dental, problema caracterizado por sensação de dor ou desconforto ao ingerir bebidas ou alimentos quentes, gelados, doces ou muito ácidos¹.
.
A origem do problema está na exposição da dentina – parte do dente que recobre o nervo – devido à perda do esmalte ou à retração gengival. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo se feito o tratamento correto¹.
.
A erosão dos dentes ocorre quando há perda de dentina por conta da presença de ácidos. Dessa forma, a parte mais interna dos dentes, a polpa, fica exposta, gerando sensibilidade por conta das reações nervosas serem mais fortes nessa área².

Essa erosão pode acontecer devido a hábitos alimentares e higiene bucal, problemas gastrointestinais, uso de medicamentos, entre outros².
.
Já a retração da gengiva acontece quando essa área sofre alguma lesão, gerando perda de volume do tecido gengival. Desse modo, a gengiva não cobre mais os dentes da maneira correta, deixando as partes mais sensíveis expostas e, consequentemente, causando dor².

Seis dicas para prevenir a sensibidade dental³

1. Realizar a limpeza dental periodicamente, conforme a orientação do cirurgião-dentista.

2. Escovar os dentes com regularidade, ao menos três vezes ao dia.

3. Utilizar uma escova macia e fazer uma escovação suave com um bom creme dental. Se houver dúvidas sobre qual escolher, pedir uma indicação para o cirurgião-dentista.

4. Após a escovação, retirar os resíduos de alimentos e a placa bacteriana entre os dentes utilizando fio dental.

5. Diminuir a ingestão de alimentos que aumentam a acidez da boca, como doces, refrigerantes, carboidratos simples e excesso de alimentos cítricos.

6. Aumentar a salivação para ajudar a neutralizar o pH da boca. Uma técnica simples é mastigar um chiclete sem açúcar por alguns minutos ou, para pessoas que têm pouca salivação, usar saliva artificial sob prescrição do cirurgião-dentista.

Referências

1. NotreDame Intermédica
Disponível em: www.gndi.com.br/blog-da-saude/sensibilidade-dental
Acesso em: 06/03/2024
2. OdontoClinic
Disponível em: blog.odontoclinic.com.br/saude-bucal/sensibilidade-nos-dentes
Acesso em: 06/03/2024
3. Uniodonto Campinas
Disponível em: uniodontocampinas.com.br/blog/sensibilidade-dental-como-aliviar-dentes-sensiveis
Acesso em: 06/03/2024

Fonte: Revista Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

Sobre o colunista

Deixe um comentário