PDV

Quais perguntas posso fazer a partir de cada indicador na farmácia?

Com tantos indicadores e relatórios, o que podemos extrair de deles? Acompanhe no artigo do diretor da Desenvolva Consultoria, Marcelo Cristian

Já sabemos da importância de mensurar os indicadores na farmácia. Isso porque, com ele e a partir deles, é possível:

1 – Criar estratégias.

2 – Corrigir rotas.

3 – Fazer o planejamento estratégico.

4 – Realizar acompanhamos.

5 – Criar os processos.

Mas, com tantos indicadores e relatórios, quais os principais dados que devem ser analisados e o que podemos extrair de deles? Quais perguntas geram ações que possamos tomar?

Veja a seguir:

# Estoques de mercadorias: quais produtos sua empresa tem em excesso? Quais são as lojas que esse produto tem mais giro? É possível realizar uma transferência entre lojas ? O fornecedor permite a troca por outro de maior aceitação? Existem produtos “parados”? Tenho que trocar o mix?

# Mix de Produtos: quantos produtos possuem a mesma apresentação sendo apenas de laboratórios diferentes, que estão deixando seu fluxo de caixa comprometido? Isso analisando que muitas vezes aquele que vende mais não é necessariamente o que deixa mais margem.

# Precificação: por que sua política de descontos é tão agressiva em itens que tem giro baixo e compra eventual deixando que itens de compra frequente sejam mais caros e passem a imagem negativa da sua loja?

# Histórico de vendas: você tem analisado a evolução das vendas das suas categorias de produtos ou fornecedores? Será que a venda geral se mantem apenas pela migração de venda de produtos mais rentáveis para os menos rentáveis? Quais lojas crescem mais e quais crescem menos? Quais os produtos top 50 em margem que devem ser focados? Quais os top 50 que mais cairam em relação ao período anterior e o que pode ser feito?

# Margem bruta: todo sistema permite que você calcule a margem bruta de cada item, mas você tem usado essa informação para formar seus estoques, exposição no ponto de venda ou sua politica comercial?

Independente do seu sistema operacional, se tem um BI avançado ou não, todas as perguntas feitas aqui podem ser respondidas apenas organizando os dados que são emitidos pelo seu sistema, a partir da entrada e saída de mercadorias.

Com a resposta a essas perguntas, você terá mais margem, menos desperdício, além de mais lucro e liberdade para você e sua farmácia.

Fonte e foto: diretor da Desenvolva Consultoria, Marcelo Cristian

A influência do mobiliário na experiência de compra e a referência das lojas conceito 

 

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário