RD amplia expansão e quer abrir mais de mil lojas até 2025

O grupo de varejo farmacêutico estendeu o guidance para inaugurar 260 lojas por ano de 2022 até 2025. No período, serão 1.040 novas unidades

Desde 2011, quando houve a fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, a RD, grupo que reuniu as duas redes do varejo farmacêutico, imprimiu um ritmo forte de expansão.

De lá para cá, então, foram abertas mais de 1,9 mil unidades e a empresa saiu de uma presença em 160 cidades para 525 municípios, chegando a 2.621 lojas.

Nessa toada, a empresa avançou no terreno de rivais, como por exemplo, a Pague Menos, que tem mais de 1,5 mil pontos-de-venda, a partir da compra da Extrafarma.

Números

Agora, a RD está dando mais um passo para tentar ampliar essa distância em relação aos seus pares.

Ao divulgar seu balanço do terceiro trimestre, o grupo estendeu o guidance de abertura anual de 260 lojas, em 2022, para o mesmo patamar até 2025, totalizando 1.040 inaugurações no período.

A projeção anterior, entre 2023 e 2025, apontava para um ritmo de 240 pontos-de-venda por ano, o que totalizaria, entre 2022 e 2025, um universo de 980 unidades.

“Continuamos abrindo lojas com muita força e, por isso, aumentamos nosso guidance e seguiremos, portanto, revendo essa projeção sempre que for preciso”, disse o CEO da RD, Marcílio Pousadas.

“O Brasil é imenso e ainda dá para nos ‘divertirmos’ abrindo lojas com bons resultados.”

A nível de comparação

Para efeito de comparação, a Pague Menos retomou seu plano de expansão em 2021, após um hiato de aberturas em 2020.

E, nesse ano, além de iniciar a onda de integrações, portanto, das lojas da Extrafarma, prevê inaugurar, então, 120 unidades.

Além do aumento da base de lojas, Pousadas destacou outros fatores que acompanham essa estratégia de expansão.

Entre eles, o investimento do grupo na regionalização, para ir além de São Paulo, seu mercado de origem e carro-chefe.

“Nós já cobrimos todas as 211 cidades do País com mais de 140 mil habitantes e faltam apenas 16 municípios para chegarmos às 325 cidades com mais de 100 mil habitantes”, afirmou.

“A empresa vem se espalhando no Brasil inteiro e com um share relevante em todas as regiões em que colocamos unidades.”

Nesse ponto, a RD destacou em seu balanço o avanço em cada um dos mercados do País na comparação, então, com o terceiro trimestre de 2021.

Levando-se em conta o market share nacional, houve um aumento de 0,7 ponto percentual nessa fatia, para um patamar de 15%.

Representatividade

“São Paulo, que é o nosso mercado nativo, representa apenas 18% das lojas abertas nos últimos 12 meses”, disse o vice-presidente de planejamento corporativo, RI e de M&A da RD, Eugênio de Zagottis.

“Nós acreditamos que, no médio prazo, chegaremos a um market share acima de 10% em todas as regiões.”

Ele também ressaltou outro aspecto desse avanço, além da chegada e do reforço em outras geografias. “Hoje, apenas 13% dessa expansão inclui lojas nobres. O restante são lojas híbridas e populares, com foco na classe média expandida”, observou. “Considerando o parque completo, 34% das unidades são nobres, enquanto os dois terços restantes já são híbridas e populares.”

Em outra frente, Zagottis frisou que a RD tem sido bastante assertiva em sua estratégia de fechamentos de lojas, com uma taxa de 3% das unidades que deixaram de operar no terceiro trimestre.

Entre julho e setembro, por exemplo, 19 lojas do grupo fecharam suas portas, contra a abertura de 58 unidades no período.

Em paralelo ao avanço em sua base de lojas físicas, a RD também destacou a evolução de seus canais digitais, área que reportou, então, uma receita bruta de R$ 886,1 milhões no terceiro trimestre, alta de 57,9% sobre igual período, um ano antes, e que chegou a uma penetração de 11,8% das vendas totais do grupo no varejo.

“Chegamos a um patamar anual de R$ 3,5 bilhões em vendas nessa frente, mantendo um ritmo de crescimento sobre uma base que já era alta”, afirmou, então, Zagottis.

“Eu acredito que não irá demorar para que o digital da RD, se olharmos separadamente, chegue ao posto de quarta maior rede do Brasil.”

Resultado

No terceiro trimestre, o lucro líquido apurado pela RD foi de R$ 225,3 milhões, o que representou, portanto, um crescimento de 30,4% na comparação com o mesmo intervalo, em 2021.

O lucro líquido ajustado, por sua vez, avançou 16,2%, para R$ 201,7 milhões.

Entre julho e setembro, a receita líquida do grupo registrou, então, um salto de 22% sobre igual período, um ano antes, para R$ 7,49 bilhões.

Já entre outros pontos, a RD destacou o crescimento de 14,6% apurado em lojas maduras.

O Ebitda ajustado no período foi de R$ 546,8 milhões, um crescimento de 22,5% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

No trimestre, a empresa destacou que chegou a um market share nacional de 15%, um ganho de 0,7 ponto percentual em relação à participação reportada há um ano.

Por volta das 13h, as ações da RD estavam sendo negociadas a R$ 26,50, com ligeira alta de 0,72%.

No ano, os papéis acumulam uma valorização próxima de 9%. A saber, a empresa está avaliada em R$ 43,6 bilhões.

Fonte: Neofeed

Foto: RD

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