Telefarmácia: uma tendência irreversível

O atendimento farmacêutico remoto democratiza o suporte aos pacientes, gera fidelização e cria novas oportunidades de negócios. Esteja atento!

A evolução tecnológica costuma ter muito resultado em duas situações específicas. A primeira é quando uma legislação ou norma impõe um custo muito pesado ou mesmo impossibilita uma operação rentável – nesses casos, a redução de custos e o aumento da eficiência abrem possibilidades novas para as empresas. A segunda situação é aquela em que uma inovação permite que sejam criados modelos de negócios que “disruptam” segmentos inteiros.

No varejo farmacêutico, a telefarmácia vem mostrando que pode atender a essas duas necessidades das empresas do setor. E é por isso que essa é uma ferramenta poderosa demais para você não considerar como parte do seu negócio.

Em um varejo omnichannel, em que 93% das jornadas de compra começam no digital, é fundamental ir até o cliente e se colocar à disposição dele antes da ida à farmácia. Serviços de telefarmácia podem se posicionar como uma primeira linha de atendimento remoto, para que o cliente resolva rapidamente alguma dúvida ou problema.

Claro que com toda oportunidade surgem ameaças a negócios estabelecidos. Startups e operadores independentes podem se posicionar como telefarmacêuticos para atender à necessidade dos clientes. Mas, da mesma forma, a própria rede de farmácia pode criar um pool de farmacêuticos para atender seu negócio, criando novas oportunidades de emprego para os profissionais e uma linha adicional de receitas em operações on-line. Mas vale lembrar que para que o serviço da telefarmácia esteja de acordo com a lei, é fundamental que as farmácias e drogarias, como serviços de saúde, tenham um farmacêutico habilitado presente para atender ao preconizado pela lei 13021/14. Isso implica, inclusive, que o farmacêutico esteja presente mesmo quando o serviço prestado seja on-line.

Com as regas cumpridas, o que já está muito claro é que a telefarmácia é uma realidade cada vez mais próxima do dia a dia de todos nós. Quem ainda não começou a repensar seu negócio para incorporar essa possibilidade está atrasado: existem grandes oportunidades para atender melhor os clientes e oferecer serviços mais rápidos, convenientes e eficientes. Se você não fizer, algum concorrente estará à sua frente.

Como utilizar os produtos próximos ao vencimento a favor das farmácias?

Fonte: Luís Fischpan, Diretor Executivo da Linx Farma,  com colaboração do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Foto: Linx

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