Tendências tecnológicas para o varejo farmacêutico

Acompanhe as 4 principais delas, segundo a Linx

O varejo se transforma diariamente, afetado por fatores externos a ele, como foi o caso da pandemia da Covid 19 que acelerou a digitalização do setor, e outros elementos. É por meio das transformações tecnológicas para o varejo farmacêutico, por exemplo, que ocorrem integrações necessárias para que o setor se mantenha competitivo, focado no cliente e com alto nível de envolvimento dos consumidores.

Para o diretor executivo de Farmácia da Linx, Luis Fischpan, é importante que os varejistas de farma se atentem às especificidades do setor. “As demais empresas de varejo se preocupam em vender os seus produtos em lojas físicas, mas também em compras on-line, processos de retirada nas lojas, disponibilidade de estoque e as múltiplas formas de delivery. Porém, o setor de farma trabalha com produtos que tem necessidades diferentes, não se pode, por exemplo, fazer a oferta de medicamentos na internet”, afirma. 

Fischpan comenta que é por meio das inúmeras formas de se encomendar mercadorias que as empresas precisam implementar sistemas de ponto de venda de maneiras cada vez mais inteligentes e separou algumas dicas sobre as tendências tecnológicas para o varejo farmacêutico.

1. Dados

Os dados deixaram de ser um item “a mais” dentro das propostas do varejo farmacêutico. O setor se beneficia da captação e análise de dados que permite conhecer o cliente em profundidade e seus comportamentos, o que ajuda na tomada de decisão de forma estratégica, análise de tendências e produção de insights.

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2. Inteligência Artificial

Operações que se baseiam em inteligência artificial trazem diversos benefícios ao setor farmacêutico. A IA é uma ferramenta eficaz para mineração de dados conjuntamente com as técnicas de machine learning. Além disso, os processos de Business Inteligence (BI) auxiliam na otimização de estoques e outros benefícios que ajudam a monitorar armazenamento e logística de distribuição.

3. Gestão de estoque

A gestão de estoque se refere às atividades envolvidas no desenvolvimento e gerenciamento dos níveis de estoque de produtos farmacêuticos, afinal de contas, perder uma venda por falta do produto é frustrante para o cliente e impacta diretamente no faturamento. Hubs especializados garantem que os suprimentos estejam disponíveis sempre que necessário.

4. Omnicanalidade

Vendas em pontos físicos são importantes, mas digitais também. Para isso, é importante que sejam elaboradas estratégias de vendas multicanais, ligando o varejo a sistemas integrados de gestão, fidelizando o cliente e aumentando a incidência de compras por meio de ofertas personalizadas.

“Jornadas do cliente híbridas e omnichannel, personalização em toda a jornada de compras do cliente e estratégias sobre hábitos de varejo, são partes integrantes dessas transformações. Não demorará muito tempo para que a Realidade Aumentada e o metaverso, por exemplo, impulsionem experiências de compras mais imersivas”, finaliza.

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Fonte: Linx
Foto: Divulgação

2 Comentários

  1. Faltou um fator importante, talvez pouco explorado pelo setor, uma forma eficaz, simples e rápida para agilizar o despacho dos pedidos originados por fone ou internet, tal como um roteirizador inteligente, que possa controlar os entregadores, com custos que caibam no modelo de negócio farmacêutico.

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