Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»PDV»Tipos de programas de fidelidade para farmácias
    PDV

    Tipos de programas de fidelidade para farmácias

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia19 de setembro de 2022Nenhum comentário2 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    programas-de-fidelidade-farmácias
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A fidelização ou a falta dela é uma das maiores preocupações dos donos de farmácia. Não à toa, com o alto número de pontos de venda (PDVs), sites e marketplaces, o cliente tem sempre muitas opções ao alcance das mãos e precisa de bons motivos para se fidelizar a um único local.

    Pensando nisso, as farmácias têm inovado e criado programas de assinatura para produtos recorrentes da rotina do cliente.

    Confira as opções de programas de fidelidade que podem ser ofertados pela sua farmácia, de acordo com o professor, diretor coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM e consultor especializado em marketing de varejo, Ricardo Pastore.

    Programas de Pontos: neles, os consumidores gastam dinheiro ao longo do tempo para acumular pontos que podem ser usados em descontos ou troca por outros produtos ou serviços. São extremamente populares, o que dificulta a diferenciação estratégica, pois oferecem baixa barreira de entrada para concorrentes, o que permite que diversas redes ofereçam o modelo. É importante para o varejista por permitir rápido acesso a dados valiosos a custos baixos; e por agilizar a realização de campanhas promocionais segmentadas por perfis de clientes. Como ponto negativo, pode-se destacar o apelo ao desconto, que atrai, mas não fideliza, pois basta um concorrente oferecer benefícios maiores para os consumidores migrarem para outras redes.

    Programas de Coalizão: combinam os programas de fidelidade de duas ou mais marcas, para oferecer benefícios diversos aos consumidores, que podem gastar em uma loja e ganhar em outras. Exemplo: os pontos somados com compras de medicamentos em uma rede de drogarias podem ser trocados por produtos ou descontos nas compras que o mesmo consumidor faz em uma rede de supermercados. Nesse modelo, os dados são administrados pelo operador do programa, tornando as redes varejistas associadas dependentes e com acesso restrito à base de dados.

    Programas de Fidelidade Premium: são os mais recentes e a mais nova tendência, como é o caso do Amazon Prime. Estudos apontam o dobro em gastos por consumidores neste tipo de programa em comparação aos programas de pontos. Esse modelo cobra uma taxa do participante que recebe benefícios como o frete grátis. Além disso, os consumidores valorizam as assinaturas de produtos, promoções personalizadas, entre outras opções de um clube fechado de benefícios tangíveis e intangíveis.

    Fonte: Guia da Farmácia

    Foto: Shutterstock

    *Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

    programas de fidelidade programas de fidelidade nas farmácias
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Buscas por locais para descarte de medicamentos aumentam 90%

    6 de junho de 2024

    Drogasmil celebra aniversário com serviços farmacêuticos gratuitos

    8 de maio de 2024

    Programa de saúde da COOP apoia moradores de Sorocaba

    7 de maio de 2024

    A nova era do GC e o Código 2D

    24 de abril de 2024

    Panvel do Hospital São Lucas da PUCRS ganha nova localização

    4 de março de 2024

    Exclusivo: Como potencializar as vendas de descartáveis adultos na sua farmácia

    15 de fevereiro de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Farmácias fazem propaganda irregular do Mounjaro no Brasil, diz Anvisa

    21 de maio de 2025

    “Digitalização: investimento certo, retorno nem sempre!”

    21 de maio de 2025

    Brainfarma abre inscrições para o Brain Qualifica

    21 de maio de 2025

    Adium: novos diretores reforçam equipe executiva

    21 de maio de 2025

    Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE

    21 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.