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Tipos de programas de fidelidade para farmácias

Confira as opções de programas de fidelidade que podem ser ofertados pela sua farmácia

A fidelização ou a falta dela é uma das maiores preocupações dos donos de farmácia. Não à toa, com o alto número de pontos de venda (PDVs), sites e marketplaces, o cliente tem sempre muitas opções ao alcance das mãos e precisa de bons motivos para se fidelizar a um único local.

Pensando nisso, as farmácias têm inovado e criado programas de assinatura para produtos recorrentes da rotina do cliente.

Confira as opções de programas de fidelidade que podem ser ofertados pela sua farmácia, de acordo com o professor, diretor coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM e consultor especializado em marketing de varejo, Ricardo Pastore.

Programas de Pontos: neles, os consumidores gastam dinheiro ao longo do tempo para acumular pontos que podem ser usados em descontos ou troca por outros produtos ou serviços. São extremamente populares, o que dificulta a diferenciação estratégica, pois oferecem baixa barreira de entrada para concorrentes, o que permite que diversas redes ofereçam o modelo. É importante para o varejista por permitir rápido acesso a dados valiosos a custos baixos; e por agilizar a realização de campanhas promocionais segmentadas por perfis de clientes. Como ponto negativo, pode-se destacar o apelo ao desconto, que atrai, mas não fideliza, pois basta um concorrente oferecer benefícios maiores para os consumidores migrarem para outras redes.

Programas de Coalizão: combinam os programas de fidelidade de duas ou mais marcas, para oferecer benefícios diversos aos consumidores, que podem gastar em uma loja e ganhar em outras. Exemplo: os pontos somados com compras de medicamentos em uma rede de drogarias podem ser trocados por produtos ou descontos nas compras que o mesmo consumidor faz em uma rede de supermercados. Nesse modelo, os dados são administrados pelo operador do programa, tornando as redes varejistas associadas dependentes e com acesso restrito à base de dados.

Programas de Fidelidade Premium: são os mais recentes e a mais nova tendência, como é o caso do Amazon Prime. Estudos apontam o dobro em gastos por consumidores neste tipo de programa em comparação aos programas de pontos. Esse modelo cobra uma taxa do participante que recebe benefícios como o frete grátis. Além disso, os consumidores valorizam as assinaturas de produtos, promoções personalizadas, entre outras opções de um clube fechado de benefícios tangíveis e intangíveis.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

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