fbpx

Varejo em Foco desmistifica o gerenciamento por categorias

Palestras acontecerão durante a 16ª edição do Abradilan Conexão Farma, nos dias 17, 18 e 19 de março, em São Paulo (SP)

A 16ª edição do Abradilan Conexão Farma – maior evento do setor farmacêutico – contará com diversas palestras no auditório Varejo em Foco e no espaço do Guia da Farmácia. Um dos temas abordados será a desmistificação do gerenciamento por categorias, assunto ministrado pela sócia fundadora da Mind Shopper, Alessandra Lima, no dia 18 de março, as 20h00.

Confira a entrevista exclusiva sobre o tema para o Guia da Farmácia:

Guia da Farmácia – Como é a realidade do gerenciamento por categorias no Brasil?

Alessandra Lima – Assim como todo processo, sempre existe espaço para aprimoramento no Gerenciamento por Categorias (GC). Antigamente,solução era muito travada, com muitas regras e entraves, tanto do ponto de vista do varejo quanto da indústria. Hoje, as discussões são mais amplas, com a participação de mais áreas dos dois setores. Desta forma, aumenta-se a agilidade na execução e os resultados. Um ponto que ainda precisa ser aprimorado é a forma como as empresas enxergam o GC. Muitas delas tratam o assunto como um projeto e não como um processo. Um processo é algo que está sempre sendo revisado, aprimorado e alterado, seja pela dinâmica do mercado (entrada ou saída de novos itens, novos segmentos, concorrentes…) uma mudança de comportamento do próprio shopper.

Guia – Como funciona o GC na prática?

Alessandra – Gerenciamento por categorias é um processo entre indústria e varejo onde é firmada uma parceria para o desenvolvimento da categoria em questão. A indústria, geralmente, é escolhida pelo varejo para ser a “capitã” da categoria e ficar com a responsabilidade de desenvolvê-la prezando sempre a imparcialidade e a clareza em suas sugestões e decisões.

Guia – O gerenciamento por categorias ainda é mais forte nas grandes redes?

Alessandra – Por enquanto sim. Isso acontece, pois elas possuem mais estrutura e profissionalização. Também possuem mais recursos para a criação de uma equipe focada neste processo, o que é extremamente importante para que o varejo consiga desenvolver o GC para o maior número de categorias (pelo menos para as maisestratégicas).

Para saber mais sobre este e outros temas, garanta a sua participação no Abradilan Conexão Farma 2020, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março em São Paulo (SP); e acompanhe a cobertura completa no Instagram do Guia da Farmácia.

16ª Abradilan Conexão Farma

Data: 17 a 19 de março de 2020

Horário: das 14h00 às 21h00

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

 

Varejo em Foco aborda a experiência de compra na fidelização do cliente

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Abradilan

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

Deixe um comentário