Weleda e SOS Mata Atlântica anunciam parceria para restauração florestal

Iniciativa está alinhada ao propósito da empresa em relação à conscientização sobre a importância do solo

A Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e líder mundial em cosméticos orgânicos, anuncia a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica a fim de regenerar um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Essa parceria está alinhada à campanha de causa global da empresa: salvar o solo que nos resta.

Além de conscientizar sobre a importância do solo saudável, a Weleda busca, na prática, trabalhar com práticas sustentáveis de cultivo e também apoiar projetos pelo mundo que contribuam com a proteção do solo, clima e biodiversidade.

Vegetação nativa

O trabalho em conjunto contempla o plantio de 4.300 mudas de árvores nativas até o final de 2022 no estado de São Paulo, em uma região prioritária da Mata Atlântica que esteja em processo de restauração florestal.

Além de devolver a vegetação nativa da região, a recuperação da floresta é um importante aliado na saúde e conservação do solo, contribuição para o clima, geração de empregos e preservação da biodiversidade – degradados na maioria das vezes pela pecuária, monoculturas e, consequentemente, o desmatamento.

Esses fatores, portanto, contribuem para a degradação do solo, no qual o mesmo perde todos os seus nutrientes, microrganismos e capacidade de armazenar e filtrar água.

Bioma

Atualmente, a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país e somente 12,4% da área original da floresta se mantém em pé.

No entanto, graças ao trabalho da Fundação, já foram plantadas mais de 42 milhões de árvores nativas e apoiados quase 500 parques e reservas, que protegem espécies animais e vegetais.
Após o plantio das árvores, a SOS Mata Atlântica realizará, então, um monitoramento de cinco anos das espécies e espera-se sequestrar 716 toneladas de carbono ao longo de 20 anos que serão reportados via MRV (Monitoramento, Report e Validação) nos inventários de carbono.

Salve o Solo

Em 2022, a Weleda anunciou globalmente um trabalho de conscientização global sobre a importância da preservação do solo e biodiversidade.

Para isso lançou a campanha ‘Salve o Solo’, com o propósito de trazer luz ao tema para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes em relação ao que consomem, já que o solo é responsável, então, pelo fornecimento de alimentos, ingredientes para medicamentos, cosméticos, roupas e até combustível.

A partir deste ano, a Weleda está investindo 1% do faturamento global (Cerca de €400.000) em projetos que incentivem a proteção climática, preservem, então, a biodiversidade e a conservação do solo ao redor do mundo.

A parceria com a SOS mata Atlântica, faz parte deste investimento aqui no Brasil.

A campanha ‘Salve o Solo’ ainda conta com o envolvimento da fundação DIRT – instituição de caridade de regeneração do solo – da modelo e ativista ambiental de renome internacional, Arizona Muse, que também compartilha a mesma paixão da empresa: conservar a saúde do solo.

Fonte: Weleda 

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário