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Pesquisa: canal farma entre os preferidos para compra de cosméticos

Estudo da Mintel também indica que os desodorantes são os itens mais comprados da categoria

Uma nova pesquisa da Mintel mostra que o supermercado é o canal varejista onde os brasileiros mais compram cosméticos. De fato, o estudo revela que sete em dez consumidores (72%) afirmaram ter usado esse canal de vendas para a compra de produtos de beleza e cuidados pessoais nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa (setembro de 2018).  Entre as motivações de compra citadas para esse canal, preços razoáveis foi a mais sinalizada, por 62% dos consumidores. Porém, apenas um entre cinco brasileiros (21%) afirmou utilizar esse canal por ele oferecer cosméticos de alta qualidade. As farmácias surgem como o segundo canal preferido, por quase seis em dez consumidores (58%); e, em terceiro lugar, estão as vendas porta a porta e por catálogo, correspondendo a 37%.

Entre os cosméticos mais comprados pelos brasileiros estão os desodorantes. A pesquisa Mintel revela que 83% dos consumidores compraram estes produtos nos últimos 12 meses, sendo que 76% em supermercados. Entretanto, apenas um em quatro brasileiros, 25%, afirmou comprá-los via internet.  “Em relação à compra online, alguns brasileiros veem barreiras para comprar nesse canal, como frete caro e dificuldade em trocar/retornar produtos caso seja necessário. Por esses motivos, o sistema click and collect poderia ser um incentivo à compra pela internet. Através dele, o consumidor adquire os produtos que deseja pela online e os retira na loja que for mais conveniente e quando quiser”, sugere a especialista sênior em Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, Juliana Martins.

Consultoria de vendas

A pesquisa Mintel também detectou a relevância da presença de especialistas no varejo. Para alguns brasileiros que compram produtos de beleza e cuidados pessoais em lojas de marca própria e em estabelecimentos especializados que vendem produtos de várias marcas, a possibilidade de consultar alguém com conhecimento sobre os produtos é importante. De fato,  29% e 23%, respectivamente, disseram que compraram nesses locais por terem a oportunidade de consultar um especialista sobre cosméticos.

Em relação às compras de produtos de beleza e cuidados pessoais pelos homens, a pesquisa Mintel mostra que mais da metade deles (54%) compra no varejo porta a porta pela possibilidade de ter contato direto com o vendedor. Além disso, a experimentação dos produtos antes da compra também parece ser importante para esse público: 40% disseram que a entrega de amostras foi um dos motivos para eles terem comprado produtos de beleza ou cuidados pessoais no varejo porta a porta, em comparação a 25% das mulheres.

A pesquisa Mintel também aponta que é importante que as marcas se comuniquem com seus clientes pelas redes sociais. Por exemplo, 41% dos consumidores leem/assistem a avaliações online de produtos antes de comprar, e também 41% concordam que muitas vezes assistem a vídeos ou tutoriais sobre produtos de beleza nas redes sociais. Complementando, 73% dos brasileiros gostam quando as marcas pedem sua opinião em redes sociais.  “O varejo de beleza também precisará ficar atento à tendência dos espaços ‘instagrammables’, ou seja, atraentes para serem postados nas redes sociais, como o Instagram. Criar produtos e espaços ‘instagramáveis’ para atrair os consumidores a ir, tirar fotos e compartilhar suas experiências nas redes sociais, chamando a atenção de outras pessoas para visitarem o ponto de venda, torna-se fundamental nos tempos atuais. Em Londres, uma loja de uma das maquiadoras mais famosas mundialmente oferece um espaço onde a consumidora senta, testa várias maquiagens em realidade virtual e, com a ajuda de um espelho e de iluminação, tira foto do look escolhido e dali mesmo já pode compartilhá-lo nas redes sociais”, comenta Juliana.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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