Cenário da farmácia clínica intensivista no Brasil

Com mais de 15 mil seguidores no Instagram, o principal objetivo do farmacêutico com as mídias sociais é preencher as lacunas de formação

O farmacêutico clínico intensivista de Salvador (BA), Igor Barbosa, também influenciador no perfil @intensifar, no Instagram, conversou com exclusividade com o portal Guia da Farmácia, para falar sobre o futuro da profissão no País.

“Eu já tinha experiência com criação de conteúdo e redes sociais em outros projetos em um nicho completamente diferente e em paralelo ao meu trabalho como farmacêutico clínico Intensivista. Em novembro de 2020, em meio a pandemia, resolvi tirar do papel o projeto do Intensifar e tive um feedback bem positivo de toda a comunidade. Ao longo desses quase dois anos seguimos entregando conteúdo técnico de relevância, tirando dúvidas por meio de caixa de perguntas nos stories e discutindo aspectos sobre a nossa profissão, mas também trazendo um conteúdo leve por meio de memes e reels que retratam a realidade da profissão e situações do nosso trabalho. Com o tempo, surgiu a necessidade de ampliarmos as discussões com a estruturação de cursos livres. Hoje já temos mais de 800 alunos entre os três cursos livres disponíveis até o momento”, celebra Barbosa.

Com mais de 15 mil seguidores no Instagram, o principal objetivo do farmacêutico com as mídias sociais é preencher as lacunas de formação. A faculdade não prepara adequadamente os farmacêuticos para a atuação em farmácia clínica e muito menos em UTI. Na maioria das vezes, falta visão prática do mundo real e das necessidades reais de conhecimento técnico e outras habilidades necessárias nesse ambiente. Além disso, eu gosto de reforçar outros aspectos além da parte técnica, para as pessoas entenderem que somos mais do que apenas o aspecto profissional e que nossos gostos pessoais não diminuem ou modificam nossa capacidade técnica, destaca Barbosa.

Quando avalia o cenário futuro da profissão, Barbosa afirma que apesar de todas as dificuldades dos últimos anos, se mantém positivo. “Acredito que o farmacêutico pode se destacar muito e em diversas áreas de atuação, mas para isso precisamos ter um olhar mais atento para a formação, principalmente na garantia da qualidade técnica dos egressos. Na minha opinião, temos um longo caminho para entendimento e consolidação do nosso papel enquanto profissionais de saúde, tanto pela população quanto pelos gestores”, destaca.

Barbosa também conta o quanto é grato pela comunidade de farmacêuticos que criou com o Instagram. “Gostaria de agradecer ao espaço e ao apoio de toda a comunidade do Intensifar. Eu tenho uma comunidade incrível de pessoas muito queridas que me acompanham diariamente. Não são apenas números, são pessoas reais, com sonhos reais, ambições profissionais, desejos e frustrações. Saber que de alguma forma eu inspiro e ajudo estudantes e outros colegas de profissão torna todo esse trabalho mais fácil”, celebra o farmacêutico.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Igor Barbosa

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

1 comentário

  1. Muito bom. Toda área precisa de perfis profissionais assim, que tragam de forma leve um conteúdo importante e que por muitas vezes complementa ou reforça o que foi visto na formação. Parabéns ao colega pelo trabalho .

Deixe um comentário