HPC

Verão pede proteção extra à pele dos lábios; saiba os cuidados necessários para manter a saúde da região

Lábios também ficam expostos aos raios ultravioletas que podem causar câncer de pele, por isso, produtos com fator de proteção solar, específicos para essa região, são essenciais nas atividades ao ar livre

Delicada e sensível, a pele dos lábios conta com uma camada de queratina muito mais fina do que a facial, sendo mais propensa ao ressecamento. Assim como cuidamos da saúde da nossa pele, cabelos e unhas, a saúde dos lábios também deve fazer parte da rotina de cuidados diários, conforme orienta a dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologica, Dra. Flávia Ravelli:

“A pele dos lábios é mais fina que a de outras regiões do corpo e estão constantemente em atrito ao falar e com alimentos ácidos e quentes, favorecendo a perda de sua água. Por isso, precisam ser hidratados com frequência”.

De acordo com um estudo conduzido pelo IBOPE neste ano, encomendado por Bepantol® Derma – que trouxe um panorama sobre os hábitos de autocuidado das mulheres com a saúde da sua pele -, 76% das brasileiras usam algum tipo de produto para o cuidado com os lábios, sendo que 30% afirmaram ter esse cuidado diariamente; enquanto 31% dizem que a frequência depende da semana e de como está a saúde da pele dos lábios.

O problema da exposição solar

Todavia, a dermatologista explica que, nos dias com altas temperaturas, a boca necessita de proteção extra tanto quanto a pele do rosto.

“A exposição aos raios solares, à água salgada e o uso excessivo de ar-condicionado contribuem com o ressecamento, e até para a formação de fissuras. Além disso, os raios ultravioletas podem aumentar o risco de cânceres na região, bem como o envelhecimento precoce. Utilizar, diariamente, produtos com protetor solar específicos para o cuidado da pele dos lábios ajuda a prevenir esses danos”.

O estudo do IBOPE também apontou que, quando perguntadas sobre o tipo de produto que usam para o cuidado com a região, apenas 15% das mulheres afirmaram optar pelos que contam com proteção solar. “Quando o uso for apenas para a hidratação dos lábios, a proteção solar não se faz tão necessária. Nestes casos, dê preferência a produtos com ativos reparadores e hidratantes em sua fórmula, como o dexpantenol (vitamina B5), a manteiga de karité e a vitamina E. Já para os momentos em que houver exposição aos raios solares, como na prática de exercícios ao ar livre, na praia ou piscina, produtos com alta fotoproteção – no mínimo, FPS 30 –, são fundamentais”, explica a médica.

Com relação à rotina de uso, Dra. Flávia recomenda que o ideal é aplicar o hidratante labial antes mesmo de sair de casa, preferencialmente 15 minutos antes da exposição, e sempre levar um consigo na bolsa.

”Quando estiver ao ar livre, reaplique a cada duas horas ou sempre que a barreira física sumir, como após um mergulho na água. Eu sempre indico também a aplicação de reparadores antes de dormir, desta forma, os lábios estarão hidratados ao acordar. A pele labial íntegra ainda previne a entrada de microorganismos patogênicos e de substâncias irritativas“, conclui a médica.

Com alto poder de hidratação e reparação, a fórmula de Bepantol® Derma Protetor Labial Diário possui alta fotoproteção (FPS 50) contra raios solares UVA e UVB. O produto conta com ingredientes nutritivos, como a vitamina C e vitamina E, e hidratantes, como Dexpantenol (pró-vitamina B5), protegendo os lábios contra o ressecamento e envelhecimento precoce.

 Já o Bepantol® Derma Regenerador Labial, além da fórmula já consagrada com alta concentração de dexpantenol (pró-vitamina B5), que proporciona hidratação intensa e restauração profunda dos lábios, o produto conta também com Vitamina E, um poderoso antioxidante. Com isto, ele previne o envelhecimento precoce dos lábios, deixando-os com aspecto mais saudável.

Mulheres do Norte e Centro-Oeste consideram que uma hidratação só é eficaz quando ela é profunda 

Fonte: Bepantol Derma

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário