Como diferenciar alergias dos sintomas da Covid-19?

Nos dias atuais é fundamental saber diferenciar os sintomas de quadros alérgicos e respiratórios aos da doença causada pelo vírus da Covid-19

Em tempos de epidemia do novo coronavírus, todo o cuidado é pouco. Por exemplo, não pode confundir alergias com Covid-19.

Para evitar idas desnecessárias ao pronto-atendimento, aumentando o risco de infecção, é fundamental saber diferenciar os sintomas de quadros alérgicos e respiratórios aos da doença causada pelo vírus da Covid-19.

Alergias ou Covid-19?

Confira as dicas da coordenadora do Departamento Científico de Rinite da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Dra. Maria Cândida F. Varanda Rizzo, para diferenciar sintomas de alergias e da Covid-19.

Sintomas clássicos: na rinite alérgica, as queixas dos pacientes incluem espirros, coriza, obstrução nasal, além de prurido em palato (coceira no céu da boca), no ouvido e nos olhos (conjuntivite alérgica).

Entretanto, ao contrário do que pode acontecer em pacientes infectados pelo coronavírus, as alergias não causam febre.

Sinais de alerta: outros sinais que podem causar suspeita de infecção pelo vírus SARS-COV2 são adinamia (fraqueza), dores musculares e falta de ar, que não costumam ser comuns em crises alérgicas.

Alguns pacientes vítimas do coronavírus também podem relatar a presença de anosmia, diminuição ou perda total do olfato, fato que em pacientes com sinusite crônica pode ocorrer, mas sem fraqueza, dores musculares e falta de ar.

Cuidados necessários

Os pacientes precisam ter muita atenção aos sintomas e, principalmente, ao novo estilo de vida que exige lavagem constante das mãos com água e sabão e o uso de álcool em gel 70º quando estiver na rua.

Além disso, enquanto não tivermos a aprovação de uma vacina eficiente que previne a infecção pelo novo coronavírus, evitar aglomerações e sempre usar máscara ao sair de casa.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário