Como evitar o inchaço das pernas no verão

Entenda o que fazer para evitar o inchaço e o cansaço das pernas nas estações mais quentes do ano

Mesmo no inverno, quando a temperatura aumenta e o tempo fica seco, algumas pessoas ainda sentem o inchaço das pernas – e isso tem a ver com o calor que provoca alteração na circulação sanguínea. “Ocorre uma vasodilatação dos vasos para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo estável”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita.

De acordo com a médica, muitas ações colaboram para esse processo, como a exposição ao sol por tempo prolongado em praias, clubes e piscinas ou até mesmo a ausência de atividade física e a pouca ingestão de água. Por esse motivo, segundo a especialista, é necessário seguir algumas recomendações de ações práticas que favorecem o retorno venoso e evitam o inchaço e cansaço das pernas:

– Tire pausas e repouse com as pernas elevadas.

– Pratique atividade física: “Uma caminhada diária na praia em 30 minutos é suficiente, faz bem para a circulação e para a alma”, explica.

– Evite alimentos muito condimentados ou ricos em sódio. “O ideal é investir em alimentos diuréticos naturais (kiwi, melancia, pepino, mirtilo, cenoura, berinjelas, alcachofra, salsão, uva e aspargos)”.

– Beba muita água.

– Evite bebidas alcoólicas.

– Compressas frias nas pernas podem aliviar o cansaço. “Elas ajudam o retorno venoso”, conta.

– Relaxe! “Uma pressão arterial controlada é essencial para uma boa circulação”, sugere.

Por fim, a médica esclarece que, mesmo seguindo essas recomendações, é ideal consultar um médico vascular para receitas mais específicas de venotônicos, antioxidantes ou meias de compressão.

Leia também: Dores nas pernas: principais causas, tratamentos e como aliviar

Foto: Shutterstock

Fonte: Dra. Aline Lamaita 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário