Objetivo do estudo realizado pela Mind Shopper é entender como ficou a jornada de compras do brasileiro diante do Covid-19
Com o objetivo de entender o novo comportamento de consumo do brasileiro diante do Covid-19, a Mind Shopper preparou uma pesquisa inédita, que será apresentada com exclusividade aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.
O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agosto – e é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).
Pesquisa inédita sobre comportamento de consumo mostra nova jornada de compras do shopper
O estudo, intitulado Jornada de Compra em tempos de Covid-19, faz uma análise do atual cenário e como ele mudou a jornada de compra do shopper do canal farma (tanto físico, quanto digital).
Afinal, de um dia para o outro, a vida das pessoas foi atropelada, acima de tudo, por sentimentos de preocupação, confusão, estresse e ansiedade.
A pesquisa tem, dessa forma, 14 diferentes tipos de perfis (gênero, idade, profissão). Entre eles:
- Shopper que mora sozinha;
- Dona de casa;
- Geração Y;
- Profissionais da saúde;
- Recém-casados;
- Infectados pelo coronavírus;
- Homem que compra para família;
- Shopper da classe C/D;
- Executivo que mora sozinho;
- Autônomo/informal;
- Idoso;
- Mãe que trabalha fora em período integral;
- Profissional de serviço essencial;
- Shopper com patologias.
O estudo detectou, igualmente, que a sensação de falta de controle frente às incertezas do momento traz, também, alguns medos. Entre eles:
- Adoecer e morrer;
- Perder quem se ama;
- Perder os meios de subsistência ou ser demitido;
- Transmitir o vírus a outras pessoas.
Assim, a nova realidade e as expectativas em relação às compras mostram os elementos não apenas racionais, como também emocionais que influenciam as escolhas e, consequentemente, os canais físico e digital de forma complementar.
Construir respostas e gerar soluções práticas
Com certeza, a Covid-19 desconstruiu o antigo hábito prazeroso de se fazer compras no mercado. Por isso, tanto a indústria quanto o varejo precisam se adaptar.
Nesse sentido, o objetivo é proporcionar que os participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” entendam o atual panorama de consumo e jornada do consumidor, e estejam cientes do que mudou para o shopper que faz suas compras tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas, de acordo com suas necessidades do momento.
A ideia é que o cenário de crise se reverta em oportunidades que possam continuar não apenas encantando o cliente, como também reduzindo atritos na hora da compra.