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Comportamento de consumo: curso on-line apresenta pesquisa inédita sobre o tema

Objetivo do estudo realizado pela Mind Shopper é entender como ficou a jornada de compras do brasileiro diante do Covid-19

Com o objetivo de entender o novo comportamento de consumo do brasileiro diante do Covid-19, a Mind Shopper preparou uma pesquisa inédita, que será apresentada com exclusividade aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.

O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agostoe é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Pesquisa inédita sobre comportamento de consumo mostra nova jornada de compras do shopper

O estudo, intitulado Jornada de Compra em tempos de Covid-19, faz uma análise do atual cenário e como ele mudou a jornada de compra do shopper do canal farma (tanto físico, quanto digital).

Afinal, de um dia para o outro, a vida das pessoas foi atropelada, acima de tudo, por sentimentos de preocupação, confusão, estresse e ansiedade.

A pesquisa tem, dessa forma, 14 diferentes tipos de perfis (gênero, idade, profissão). Entre eles: 

  • Shopper que mora sozinha; 
  • Dona de casa; 
  • Geração Y;
  • Profissionais da saúde;
  • Recém-casados;
  • Infectados pelo coronavírus; 
  • Homem que compra para família; 
  • Shopper da classe C/D; 
  • Executivo que mora sozinho; 
  • Autônomo/informal;
  • Idoso; 
  • Mãe que trabalha fora em período integral;
  • Profissional de serviço essencial; 
  • Shopper com patologias.

O estudo detectou, igualmente, que a sensação de falta de controle frente às incertezas do momento traz, também, alguns medos. Entre eles:

  • Adoecer e morrer;
  • Perder quem se ama;
  • Perder os meios de subsistência ou ser demitido;
  • Transmitir o vírus a outras pessoas.

Assim, a nova realidade e as expectativas em relação às compras mostram os elementos não apenas racionais, como também emocionais que influenciam as escolhas e, consequentemente, os canais físico e digital de forma complementar. 

Construir respostas e gerar soluções práticas

Com certeza, a Covid-19 desconstruiu o antigo hábito prazeroso de se fazer compras no mercado. Por isso,  tanto a indústria quanto o varejo precisam se adaptar.

Nesse sentido, o objetivo é proporcionar que os participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” entendam o atual panorama de consumo e jornada do consumidor, e estejam cientes do que mudou para o shopper que faz suas compras tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas, de acordo com suas necessidades do momento.  

A ideia é que o cenário de crise se reverta em oportunidades que possam continuar não apenas encantando o cliente, como também reduzindo atritos na hora da compra.

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