Comportamento de consumo: curso on-line apresenta pesquisa inédita sobre o tema

Objetivo do estudo realizado pela Mind Shopper é entender como ficou a jornada de compras do brasileiro diante do Covid-19

Com o objetivo de entender o novo comportamento de consumo do brasileiro diante do Covid-19, a Mind Shopper preparou uma pesquisa inédita, que será apresentada com exclusividade aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.

O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agostoe é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Pesquisa inédita sobre comportamento de consumo mostra nova jornada de compras do shopper

O estudo, intitulado Jornada de Compra em tempos de Covid-19, faz uma análise do atual cenário e como ele mudou a jornada de compra do shopper do canal farma (tanto físico, quanto digital).

Afinal, de um dia para o outro, a vida das pessoas foi atropelada, acima de tudo, por sentimentos de preocupação, confusão, estresse e ansiedade.

A pesquisa tem, dessa forma, 14 diferentes tipos de perfis (gênero, idade, profissão). Entre eles: 

  • Shopper que mora sozinha; 
  • Dona de casa; 
  • Geração Y;
  • Profissionais da saúde;
  • Recém-casados;
  • Infectados pelo coronavírus; 
  • Homem que compra para família; 
  • Shopper da classe C/D; 
  • Executivo que mora sozinho; 
  • Autônomo/informal;
  • Idoso; 
  • Mãe que trabalha fora em período integral;
  • Profissional de serviço essencial; 
  • Shopper com patologias.

O estudo detectou, igualmente, que a sensação de falta de controle frente às incertezas do momento traz, também, alguns medos. Entre eles:

  • Adoecer e morrer;
  • Perder quem se ama;
  • Perder os meios de subsistência ou ser demitido;
  • Transmitir o vírus a outras pessoas.

Assim, a nova realidade e as expectativas em relação às compras mostram os elementos não apenas racionais, como também emocionais que influenciam as escolhas e, consequentemente, os canais físico e digital de forma complementar. 

Construir respostas e gerar soluções práticas

Com certeza, a Covid-19 desconstruiu o antigo hábito prazeroso de se fazer compras no mercado. Por isso,  tanto a indústria quanto o varejo precisam se adaptar.

Nesse sentido, o objetivo é proporcionar que os participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” entendam o atual panorama de consumo e jornada do consumidor, e estejam cientes do que mudou para o shopper que faz suas compras tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas, de acordo com suas necessidades do momento.  

A ideia é que o cenário de crise se reverta em oportunidades que possam continuar não apenas encantando o cliente, como também reduzindo atritos na hora da compra.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário