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Cross merchandising na farmácia: como aplicar e exemplos

A técnica é explorar as sinergias de categorias em áreas diferentes para capturar a compra por impulso do shopper

O cross merchandising é uma tática muito aplicada para criar sinergia entre categorias adjacentes e é uma ótima estratégia para aumentar as vendas na farmácia. O famoso “queijo ralado ao lado do macarrão” traz muito resultado para o negócio por um simples fator de complementariedade de soluções no universo das categorias.

Por falar nisso, a dica é sempre pensar em “universos” quando estamos navegando nas gôndolas da farmácia. No entanto, um erro muito comum é a prática de colocar produtos idênticos ao lado do ponto natural (na categoria) com materiais para simular um cross merchandising, mas na verdade estamos investindo a mesma “moeda” no impacto ao shopper.

Preferencialmente precisamos mapear as áreas “quentes” (de maior fluxo) na loja e entender se as categorias/universos que serão contempladas com o cross merchandising na aplicação de materiais de PDV farão sentido.

Exemplo: se temos uma categoria de absorventes, podemos colocar um clip strip de antipasmódicos junto a categoria, assim mulheres que levarão o absorvente poderão ser impactadas com o antipasmódico que será útil em possíveis cólicas menstruais.

A técnica é explorar as sinergias de categorias em áreas diferentes para capturar a compra por impulso do shopper.

Rumo do gerenciamento de categorias no canal farma 

Foto e fonte: artigo escrito em parceria com o CEO da Gmartins Consultoria e VP Comercial Retail Farma BrasilGean Martins, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

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