A redução das restrições da pandemia pode estar relacionada com o fenômeno
Levantamento feito pela InterPlayers, com base em seu próprio banco de dados, mostra que entre abril de 2021 e março de 2022 as farmácias venderam, em média, 15,24% mais remédios para hipertensão do que nos 12 meses anteriores.
A saber, o estado de São Paulo, que lidera a demanda por esse tipo de remédio, registrou a maior alta no período, 18,32%.
Já o o Rio Grande do Sul aparece na segunda posição em termos de crescimento (16,96%) e o Rio de Janeiro, que é vice-líder em vendas de remédios para hipertensão, apresentou o terceiro maior crescimento (13,69%), seguido pelo Paraná (13,64%) com pouca diferença.
As unidades da federação que apresentaram as menores elevações foram o Rio Grande do Norte (6,48%) e a Paraíba (5,23%).
Em 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão. Uma data muito importante para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Principalmente ao levar em consideração o aumento da procura por medicamentos contra esse mal.
A hipertensão mata cerca de 10 milhões de pessoas por ano no mundo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Trata-se de uma doença crônica não transmissível, que é caracterizada, portanto, pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial.
Por ser assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e funcionais em determinados órgãos, como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos.
É também o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica e morte prematura.
Fatores de risco para a doença
“Nos últimos dois anos, por causa da pandemia, as pessoas adotaram isolamento social e muitas consultas foram canceladas ou nem mesmo agendadas. Com isto, tratamentos foram, então, interrompidos e novos casos deixaram de ser diagnosticados. Com a redução destas restrições muitas pessoas retomaram seus tratamentos e novos pacientes tiveram o diagnóstico e isto pode justificar tal variação”, analisa o gerente de Inteligência Comercial, da InterPlayers, Ilo Souza.
Fonte: InterPlayers
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