A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) alerta para os prejuízos causados pelo cigarro, sendo a asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) algumas das enfermidades relacionadas ao tabaco:
Alerta sobre a asma
- A asma atinge de 10% a 25% da população brasileira
- São 2 mil mortes por ano no Brasil
- 80% dos asmáticos têm rinite
- Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a asma atinge cerca de 235 milhões de pessoas em todo o planeta. Só no Brasil, a doença afeta aproximadamente 20% das crianças e adolescentes. Estudos apontam que a asma é responsável pela morte de dois milhões de pessoas no mundo.
- Responsável pela quarta causa de internação no Brasil, a asma é definida como uma obstrução brônquica, geralmente ocasionada por um processo inflamatório.
- A asma pode ser alérgica e não alérgica. A mais comum e que atinge principalmente as crianças é a asma alérgica, desencadeada pelos alérgenos inalantes como poeira, ácaros, fungos e pólen.
- Os sintomas são Inflamação dos brônquios, provocando falta de ar, sibilância, tosse, dor no peito e opressão torácica. Os sintomas costumam ser desencadeados por infecções respiratórias, exercício e exposição a alérgenos.
Alertas sobre a DPOC
- Provoca a destruição do tecido pulmonar e inflamação nos brônquios.
- Estima-se que no Brasil cerca de 12% da população adulta tenha DPOC.
- É a principal causa de morte por doenças respiratórias nos adultos e representa 5,5% das mortes nessa população, com maior incidência à medida que a idade avança.
- O tabagismo é a principal causa da DPOC, mas outros poluentes inaláveis, como fumaça de fogo de lenha e material particulado de motores a combustão, também podem provocar a doença.
- O principal sintoma é a falta de ar, que muitas vezes o tabagista acha que se deve ao avançar da idade e ao sedentarismo. Conforme a doença progride, a falta de ar torna-se cada vez mais intensa e pode ocorrer aos mínimos esforços, como tomar banho, vestir-se ou mesmo ficar repouso.
- Os especialistas da ASBAI estão à disposição para falar sobre a doença e os tratamentos disponíveis atualmente.
Farmácias mobilizadas no Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco
Farmácias de todo o País mobilizam-se pela terceira vez em torno das Campanhas de Saúde 2019, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Desde o dia 27 maio até hoje (31), está sendo promovido um mutirão para orientar e alertar sobre os malefícios do tabaco no organismo. Conheça mais sobre a ação clicando aqui.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Anvisa aprova novo medicamento para DPOC