E-commerce segue em alta e tem crescimento de 12,59% no primeiro trimestre de 2022

Outro dado positivo foi o aumento do faturamento em 11,02% no período

As compras online seguem sendo tendência no Brasil. Ao comparar o primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), com o mesmo período do ano passado, o setor teve alta de 12,59%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento também teve um boom de 11,02%.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

“O crescimento das vendas online no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 12%, o que é muito significativo, pois o volume de vendas do ano passado foi expressivo e com recorde, até então, nas vendas não presenciais. Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online em relação ao total do varejo, que em fevereiro de 2022 atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018″, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online

Já na comparação entre os meses de março e fevereiro, as vendas praticadas pela internet tiveram crescimento de 22,03%.

Quando a avaliação foi entre março de 2022 com o mesmo período do ano passado, a alta é de 3,80%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 10,23%.

Ao observar os dados do ranking regional, considerando como base o primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, a composição ficou da seguinte forma: Norte (27,02%); Nordeste (22,79%); Centro-Oeste (15,81%); Sul (14,36%); e Sudeste (9,03%).

Por sua vez, na comparação entre março e fevereiro, o desempenho foi: Norte (28,28%); Nordeste (25,57%); Sul (24,73%); Centro-Oeste (20,86%); e Sudeste (20,36%).

Faturamento

Na métrica de faturamento, quando a comparação é entre os meses de março e fevereiro, a alta é de 24,62%.

Já na análise entre março (2022 e 2021), a expansão é de 4,14%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 17,17%.

O faturamento regional, usando a base de comparação o primeiro trimestre 2022 ante 2021, a composição foi: Nordeste (16,75%); Sul (15,18%); Norte (12,27%); Centro-Oeste (12,01%); e Sudeste (8,20%).

Já na comparação entre março ante fevereiro, ficou da seguinte forma: Sul (28,21%); Nordeste (27,81%); Norte (27,07%); Sudeste (22,96%); e Centro-Oeste (21,88%).

 Participação do e-commerce no comércio varejista

Em fevereiro de 2022, o e-commerce representou 11,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção).

No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,4%.

Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 13 de abril.

Categorias

Em fevereiro de 2022, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma:

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,5%); móveis e eletrodomésticos (28,7%); e tecidos, vestuário e calçados (10,5%).

Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Fonte: camara-e.net

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário