Atualmente são 460 farmácias de grupos supermercadistas ativas no Brasil
Nos últimos 12 meses até agosto de 2021, as bandeiras farmacêuticas pertencentes a empresas que atuam no como varejistas alimentares faturaram R$ 1,6 bilhão, de acordo com dados da Close-Up International Brasil.
Em vendas, as farmácias de supermercadistas representam 1,07% do total do mercado farmacêutico.
Desde agosto do ano passado, foram comercializadas 66 milhões de unidades, com uma participação de 0,96% em volume.
No entanto, os números representam quedas de 10,31% em faturamento e 15,97% em unidades, na comparação com o período anterior.
Já os índices de representatividade eram de 1,34% em faturamento e 1,20% em volume, no acumulado de 12 meses até agosto de 2020.
Varejistas alimentares mudam estratégias
Para a Close-Up, a redução reflete o fechamento de lojas por conta da pandemia e as mudanças nas estratégias dos varejistas.
Quando o Walmart mudou para Grupo Big no Brasil, por exemplo, a companhia encerrou a gestão da operação de suas farmácias e firmou parceria com a Coop.
Com isso, então, a rede instalou 21 drogarias dentro de galerias de lojas do Grupo Big.
“Desta maneira, a atuação do varejo alimentar no segmento farmacêutico teve um impacto em seu crescimento, tendo uma representatividade atual menor que no passado”, explica a Close-Up, em nota.
De acordo com dados da IQVIA, em número de lojas, a participação atual é de 0,54%.
São 460 farmácias de grupos supermercadistas ativas no Brasil.
Fonte: Giro News
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