A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas fechou o primeiro semestre de 2021 com resultados muitos positivos, apresentando um crescimento de 31,82% em um comparativo do faturamento dos últimos doze meses, finalizados em junho deste ano, com o mesmo período do ano anterior.
O faturamento das farmácias nesse período foi de R﹩ 4,25 bilhões, sendo que no período anterior esse foi de R﹩ 3,22 bilhões.
Atualmente a Farmarcas é composta por 1.251 farmácias de onze redes:
AC Farma (44 lojas), Bigfort (64), Entrefarma (104), Farma 100 (14), Farmavale (19), Maestra (14), Mais Farma (19), Maxi Popular (80), Megapharma (5), Super Popular (38) e Ultra Popular (850).
Desafios da Farmarcas no primeiro semestre
Mesmo em um período de incertezas, a Farmarcas cresceu e mostrou sua força.
Sendo que praticamente não foram fechadas lojas no período, fato muito significativo diante o cenário atravessado.
“Mesmo diante uma crise econômica muito severa, os faturamentos de nossas redes aumentaram. Nós não tivemos nenhuma queda, pelo contrário, crescemos acima da média e continuamos evoluindo normalmente. Tivemos outros desafios de mudança de mix de produtos, mas isso faz parte do dia a dia”, analisa do presidente da Farmarcas Edison Tamascia.
Bilhões
O mês de junho, por sinal foi o melhor para a administradora desde o início da pandemia, sendo que se o faturamento desse mês for multiplicado por doze, a Farmarcas já é uma empresa de mais de R$ 5,2 bilhões.
Parte desse sucesso vem do planejamento muito bem elaborado que possibilita, então, cumprir objetivos de curto prazo, tendo em vista uma missão de longo prazo.
Dessa maneira, o planejamento para que a empresa atinja seus objetivos para 2025 já está sendo colocado em prática.
Com a visão de dobrar o faturamento em relação a 2020.
Pilares
Os pilares para isso também são: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores,
manter a certificação do GPTW – Great Place to Work e também continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.
“Tudo o que diz respeito ao nosso planejamento estratégico e sua execução está organizado de acordo com uma série de rituais e processos”, afirma Paulo Costa, Diretor Geral da empresa.
Então, certamente, o resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma busca cada vez mais pelo uso desse modelo por muitos empresários.
“Tem bastante gente interessada eu usar nossas bandeiras, mas a gente foi evoluindo muito no processo seletivo. Hoje, mais de 80% das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de lojas, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica o Diretor de Comunicação e Operações da Farmarcas, Angelo Vieira.
Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento.
Além de uma grande profissionalização dos gestores.
Foto: Febrafar