Lucro líquido da Pague Menos aumenta 380% em relação ao primeiro trimestre de 2020

Desempenho é acompanhado por recorde positivo nos índices de satisfação de clientes e crescimento de margem bruta

As Farmácias Pague Menos, encerra o primeiro trimestre de 2021 com lucro e crescimento consistente e consolidando sua excelência operacional.

O lucro líquido do 1T21 foi de R$ 44,2 milhões, aumento de 380% contra o mesmo período do ano anterior.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) dos meses de janeiro, fevereiro e março alcançou R$ 159,3 milhões, com margem Ebitda de 8,3%, alta de 1,2 ponto percentual em relação ao 1T20.

No 1T21, o lucro bruto atingiu R$ 569,0 milhões, crescimento de 12,1% em relação ao 1T20.

A margem bruta foi 29,8%, incremento de 1 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2020.

E de 0,4 ponto percentual em relação ao último trimestre do ano passado.

“A contínua melhora de margem ao longo dos últimos trimestres é resultado, principalmente, dos projetos de otimização de custos, precificação por zonas, incremento na participação de marcas próprias e crescimento no faturamento de serviços”, observa o CEO da Pague Menos, Mario Queirós.

Com 1.101 lojas, no primeiro trimestre de 2021, a Companhia registrou R$ 1,9 bilhão em faturamento, alta de 8,3% em relação ao 1T20, com aumento de 9,6% em lojas já existentes (Same Store Sales) e 8,7% em lojas maduras.

A venda média mensal por loja seguiu a tendência de crescimento observada nos trimestres anteriores e totalizou R$ 578 mil, incremento de 10,6%.

“O nível de crescimento é alto, sobretudo considerando que a base de comparação do 1T20 foi impactada pela antecipação de compras relacionada ao desdobramento da pandemia de Covid-19 em março de 2020”, explica Queirós.

Investimentos e avanços

O forte crescimento da Pague Menos no primeiro trimestre de 2021 é acompanhado de melhoria nos indicadores operacionais, canais e categorias de produtos na comparação ao 1T20.

Como uma redução de 30% na ruptura de estoques.

Teve um incremento de 5% no sortimento de itens vendidos.

E o aumento de 8 p.p. na participação nas vendas do canal de convênios e parcerias, que alcançou 15,8% da venda total.

O índice de satisfação de clientes (Net Promoter Score- NPS) aumentou 6 pontos, atingindo 73 pontos em relação ao 1T20.

Estratégia

No trimestre, a Pague Menos reforçou também ainda mais seu direcionamento estratégico como um hub de saúde para apoiar a população da classe média expandida (classes B2, C e D).

O Clinic Farma, atingiu o recorde de 692 mil consultas, alavancado pela aplicação de mais de 500 mil testes de Covid-19 no período.

Alcançando, assim, uma maior patamar da série histórica de satisfação do cliente para esse serviço, com NPS de 93 pontos.

A saber, um a cada cinco testes de Covid-19 em farmácias associadas à Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) foi aplicado pela Pague Menos.

Dessa maneira, houve incremento de 3,4 p.p. na participação dos canais digitais, que passaram, então, a representar 6,1% da venda total, aumento de 140% em relação ao primeiro trimestre de 2020.

No primeiro trimestre de 2021, a Companhia implementou diversas funcionalidades para aprimorar, dessa maneira, a experiência do cliente e realizou 81% das entregas em menos de 4 horas.

A taxa de conversão em março cresceu 1,6% em relação ao 1T20. No mesmo período, a empresa lançou o piloto de seu marketplace.

Sempre Bem Club e TEM Saúde

Neste mês de maio, por exemplo, o Hub de Saúde Pague Menos será potencializado com o lançamento do Sempre Bem Club.

O produto é um clube de benefícios de saúde, desenvolvido em parceria com a TEM Saúde, Memorial International e e-Pharma.

Este último, oferece planos de descontos em uma rede de mais de 6 mil consultórios médicos e laboratórios.

Contudo, além de reembolso de medicamentos, check-up anual e serviços básicos do Clinic Farma, entre outros, com mensalidades a partir de R$20,90.

Responsabilidade corporativa, social e ambiental 

Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, a Pague Menos avançou na organização e endereçamento das ações ESG em sua estratégia corporativa.

Criou também um departamento de sustentabilidade.

E iniciou um projeto com consultoria especializada para implementação de estratégia ESG mais abrangente.

Na transição de sua matriz energética, ampliando, ao longo do trimestre, o abastecimento por energia solar para as lojas do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Ao fim do 1T21, lojas de oito estados, correspondentes, então, a 37,5% do total de lojas, eram abastecidas por energia renovável gerada a partir de 21 parques solares.

Estão contratados e em construção outros 38 parques com capacidade para ampliar a geração de energia para 100% do parque de lojas.

UP Farma

A UP Farma, universidade corporativa lançada no final de 2020, firmou uma parceria com a Kroton, com oferta de bolsas de estudo de graduação para 100% de seus colaboradores e dependentes.

Ainda no 1T21, a rede de farmácia firmou sua primeira turma de formação de desenvolvedores (DEVOPs), que contribuirá, assim, para acelerar seu processo de transformação digital.

Paralelamente, em sua última edição do Fast Dating, evento focado em buscar startups para seu programa de aceleração, recebeu mais de 200 inscrições.

Fonte e foto: Pague Menos

 

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