fbpx

Alimentos Diet nas farmácias: A alimentação isenta de açúcar

O ideal é que as farmácias desenvolvam um espaço para esse segmento

Seja em busca do emagrecimento, de uma dieta mais saudável ou por necessidade de uma alimentação isenta de açúcar, é fato que os alimentos diet crescem no País e ganham, entre pacientes com diabetes, um público cativo.

Para potencializar as vendas, segundo ensina a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, o ideal é que a farmácia desenvolva um espaço para produtos naturais e de boa forma, contemplando, entre eles, os diets. “No início do fluxo, podem-se alocar os produtos que trazem mais rentabilidade para a loja, como os shakes e outros suplementos similares. Mais ao centro das gôndolas, ficam os adoçantes, subdivididos seus tipos (aspartame, sacarina, sucralose…)”, diz.

“O shopper deve conseguir diferenciar os diets dos lights, que podem ter açúcar e trazer riscos para quem tem restrição alimentar, como os pacientes diabéticos”

Finalizando o fluxo, ficam os alimentos e guloseimas com apelo saudável ou indicados para casos de restrições alimentar. “Chocolates diet, balinhas, compotas e outros similares podem encerrar a exposição”, explica Silvia. A executiva de gerenciamento por categoria da Connect Shopper, Ana Carolina Franceschi Simões, fornece mais uma sugestão. Ela indica que os adoçantes, caracterizados como produtos destino, fiquem no fim do fluxo.

“Essa estratégia proporciona que o consumidor possa percorrer toda a gôndola antes de encontrar o que procura. Nesse caminho, pode conhecer outros produtos do portfólio”, diz. Ela lembra, ainda, que na hora de organizar esses artigos, é importante proporcionar clareza ao consumidor. “O shopper deve conseguir diferenciar os diets dos lights, que podem ter açúcar e trazer riscos para quem tem restrição alimentar, como os pacientes diabéticos”, adverte.

Produtos diet e light, monitores de glicemia, hidratantes especiais… Os pacientes com diabetes costumam agregar novos itens na sua cesta de compras, que vão além dos medicamentos

Foto: Shutterstock

Marco histórico

Edição 300 - 2017-11-01 Marco histórico

Essa matéria faz parte da Edição 300 da Revista Guia da Farmácia.