Como fazer de 2017 um ano positivo

Iniciar bem o novo período significa focar na profissionalização e no fortalecimento do seu negócio, na geração de empregos e em maximizar os lucros de sua empresa

Com certeza, o ano de 2016 vai ficar para a história! Um mundo repleto de transtornos e perplexidades.

No Brasil, a crise política, com efeitos na economia e na vida dos cidadãos, afetando todos os setores do País. Felizmente, o varejo farmacêutico não foi tão mal quanto os demais, o que o ajuda a sair com vantagem em relação aos outros no novo ano.

Pontos importantes a observar é que “fazer certo e ser ético” passa a ser prioridade; e que “fazer o básico benfeito” já não é o suficiente. Ter um plano de negócios e um planejamento estratégico para ser executado no processo de gestão trará eficácia e eficiência ao negócio.

O que focar para que os resultados positivos apareçam:

Cuide da Gestão de Estoques: o estoque é o “coração do varejo”; se ele vai mal, todo o restante fica comprometido. É preciso levar a sério desde o cadastro, que deve estar perfeitamente correto, até o cuidado com o sortimento de forma que esteja adequado às necessidades dos clientes; verificar se há produtos sem giro há mais de 90 ou 120 dias, liquidando-os e bloquear sua reposição; cuidar dos excessos e rupturas para não penalizar o desempenho da farmácia. Balanços devem ser constantes para que as possíveis perdas não ocorram, inclusive as de segurança.

Tenha uma Gestão Financeira Positiva: comece por não misturar as despesas pessoais com as da empresa, pois fica inviável realizar a análise dos custos, gerando uma aplicação incorreta de preço nos produtos e serviços oferecidos, além de impossibiltar um Demonstrativo de Resultados (DRE) fidedigno. Cuidar do fluxo de caixa e evitar despesas desnecessárias, praticando programas de redução de despesas, são recomendáveis.

Profissionalize a empresa: verifique tudo o que ainda precisa ser profissionalizado, isto vai desde parentes trabalhando em funções para as quais não têm capacitação ou atualização necessárias, passando por utilização de sotfwares de gestão desatualizados para compras, entradas e saídas de mercadorias e outros, até a falta de treinamento e atualização da equipe de funcionários.

Fidelize os clientes, caprichando no atendimento: a maioria dos consumidores brasileiros mantém, hoje, um relacionamento menos comprometido com seus varejistas favoritos; apenas 10% deles mantêm uma relação de fidelidade com suas marcas preferidas. Os mais leais são comprometidos com a marca, mais dispostos a compartilhar informações e opiniões e menos propensos a migrar para os concorrentes. Além disso, 68% comprariam mais se os varejistas os tratassem com mais respeito e atenção, ou seja, este vai ser um ano em que a fidelização será fundamental!

Vamos ter um primeiro semestre duro e difícil a encarar, mas tenho certeza de que com os cuidados mencionados, a possibilidade de minimizar os problemas e aumentar os bons resultados é grande. Vamos em frente com atitude e coragem: o ano vai ser positivo!

Estrada do crescimento

Edição 290 - 2017-01-01 Estrada do crescimento

Essa matéria faz parte da Edição 290 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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