Faça uma avaliação do seu PDV

É preciso olhar para sua farmácia e responder a si mesmo o que precisa melhorar

Tenho viajado muito, visitando diversas farmácias. As de fora do País, para pesquisar o que e como podemos melhorar as do Brasil. As de dentro, para pesquisar ou orientar como melhorá-las. No Brasil, tenho tido surpresas agradáveis, encontrando muitas interessantes e cheias de charme. Já em outras, penso que os proprietários desistiram do negócio e estão alheios ao mercado. 

É para esses que me dirijo a princípio. Avalie seu ponto de venda (PDV) e responda a si mesmo o que precisa melhorar. Entre nele e o olhe com olhos de cliente! Veja se é agradável, limpo e atraente. Olhe para o teto e para a iluminação. Tem altura normal, ou está rebaixado? A iluminação é clara, permitindo que o ambiente pareça maior do que realmente é ou está escura? E o piso? Está novo ou precisa de troca? As gôndolas permitem uma boa exposição dos produtos? E a arrumação? É fácil para o cliente encontrar o que procura? Há uma separação das categorias definindo os locais ideais para cada classe de produto? Há produtos expostos que não têm giro e estão ocupando espaço de mercadorias vendáveis? E a sinalização visual indica mesmo os produtos que estão arrumados abaixo delas? Os checkouts são atraentes ou você ainda tem caixas tradicionais? Possui antenas e alarmes de segurança que ajudam a evitar furtos? 

Pergunto isso tudo porque o varejo passou por grandes modificações no último ano. Os novos rumos da economia trouxeram novos consumidores. Com isso, surgiram novos hábitos de consumo, novos produtos e segmentos diferenciados. A concorrência no setor aumentou significativamente e alguns aspectos do gerenciamento do negócio, antes menosprezados, tornaram-se uma vantagem competitiva.

Dessa forma, as decisões de layout em farmácias passaram a ter mais relevância na gestão da loja. A apresentação deve construir a imagem e conquistar as preferências dos clientes, além de estimular maior produtividade da área de venda. Assim, as decisões de layout precisam ter como objetivo:

• Adequar a gestão por categorias, classificando os grupos e subgrupos de acordo com a realidade da loja e do negócio.

• Alcançar maior produtividade do espaço da loja, trazida não só por meio de maiores vendas, mas por maiores margens de lucros.

• Garantir um fluxo eficiente de clientes por todas as áreas da loja, fazendo com que passem o maior tempo possível na loja.

• Fidelizar o público, garantido assim o seu retorno.

• Minimizar custos operacionais e otimizar lucratividade da loja.

• Proporcionar satisfação aos funcionários durante seu trabalho.

O problema a ser solucionado é analisar os aspectos atuais e efetuar mudanças, buscando os seguintes resultados: aumentar o retorno sobre o investimento; facilitar a reposição; diminuir os investimentos em estoque; dar mais satisfação ao cliente; e reduzir a falta de produtos. Mãos à obra!

Novo padrão de consumo

Edição 273 - 2015-08-01 Novo padrão de consumo

Essa matéria faz parte da Edição 273 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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