fbpx

Serviços tecnológicos facilitam a saúde

Os gastos, em conjunto com a burocracia e altos custos, criaram uma oportunidade de negócio

Já existem plataformas que reúnem profissionais de saúde, laboratórios e pacientes em um só lugar – para que possam oferecer e buscar por serviços.

“A Doutor123 chega ao mercado com um conceito de marketplace de serviço e oferece uma rede com profissionais de saúde, clínicas e laboratórios que podem se cadastrar sem qualquer custo e atender com consultas e exames a preços que cabem no bolso da população”, comenta o CEO da Doutor123, Maurício Trad.

Há, ainda, quem use do conceito de economia compartilhada para repassar valores mais baixos à população, sem deixar de lado o pagamento justo dos médicos. É o caso do Dandelin, que foca na democratização da saúde no Brasil. Na plataforma, os membros da comunidade dividem, igualitariamente, os custos reais da saúde mensalmente.

“Com isso, além de conseguir reduzir expressivamente os gastos que cada pessoa tem mensalmente para ter acesso a serviços de saúde, conseguimos aumentar em mais de 50% o valor da consulta para os médicos em comparação com o repasse efetuado pelas seguradoras”, comenta o CEO da empresa, Felipe Burattini.

De acordo com o diretor da Digital Law of Attraction, Fernando Cascardo, a saúde é uma das prioridades para o consumidor, sendo que 75% da população modifica sua dieta para cuidar da saúde, 63% busca perder peso fazendo exercícios e 80% seleciona ativamente alimentos que ajudem a prevenir problemas de saúde.

Dados como esses ajudam o setor a crescer em diversas frentes, tanto de tecnologia, novos produtos, equipamentos e em inovações de medicina preditivas. Entre as plataformas mais conhecidas, estão prontuário e receituário eletrônicos; exames remotos; automação da jornada do paciente; agenda do médico; aplicativos de bem-estar; entre outros.

“As startups que investem nesse setor buscam, por meio da tecnologia, melhorar a qualidade da vida das pessoas, ajudando a se organizar e economizar tempo. Por meio de um aplicativo, é possível escolher um restaurante que tenha comida saudável, sem ter de se deslocar até ele. É possível gerenciar o uso de medicamentos que uma pessoa idosa ou filhos devem tomar, usando um smartphone”, exemplifica.

Pequenas, mas com potencial gigante para crescer, as startups estão modificando todo o setor de saúde. Não se pode ficar de fora, é preciso começar a olhar para as novas empresas.

Foto: Shutterstock

Inovação é chave do sucesso

Edição 304 - 2018-03-01 Inovação é chave do sucesso

Essa matéria faz parte da Edição 304 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.