Tendências de varejo para usar agora

Táticas corretas ajudam a conquistar novos consumidores e manter os antigos

Com o crescimento da crise, os farmacistas começaram a solicitar minhas dicas para rentabilizar sua farmácia neste período. Veja, a seguir, uma lista de táticas para conquistar ou manter mais consumidores.

1. Tenha transparência: depois de tantos eventos economicamente ruins, é preciso reconquistar a confiança dos consumidores e, para isso, é preciso ser sincero. Construir a lealdade é um fator importante para solidificar sua marca. Faça da transparência com seus clientes um processo contínuo.

2. Mais conteúdo: na hora de divulgar sua empresa, dê informações valiosas, que acrescentem algo. Se antes o objetivo da propaganda era conseguir a atenção do consumidor por preços, agora deve ser transmitir valores.

3. Falando de valores: com a recente crise econômica, muitos consumidores passaram a buscar descontos e a negociar para gastar seu dinheiro de forma consciente. É bom ter em vista esse comportamento, construindo campanhas que favoreçam seu cliente.

4. É melhor mostrar do que apenas falar: na hora de fazer uma campanha sobre algum produto ou serviço, prefira mostrar visualmente o que ele oferece do que apenas falar sobre suas qualidades e seus benefícios. Os clientes andam meio céticos, é melhor confiar no sentido da visão do que apenas na força da sua comunicação. Use criativamente as mídias internas nas telas de seus monitores próximos ao caixa.

5. As redes sociais vieram para ficar: com certeza, muitos dos seus clientes estão no Twitter, Facebook e em outras, portanto, interaja e atinja-os também nesses meios, oferecendo conteúdo exclusivo e promoções.

6. Positividade: muitos consumidores esperam mensagens positivas das empresas e do atendimento delas. Passe sensação de segurança e conforto para atender a essa necessidade.

7. Discuta a relação: as redes sociais já foram mencionadas, agora use-as para manter bom relacionamento com seus clientes. O marketing boca a boca ganha potencial com a internet. Nenhum dos seus consumidores é pequeno demais para receber algum tipo de interação on-line.

8. Vídeos e celulares: aproveite que vivemos na era do YouTube e das mídias móveis para colocar sua empresa em vídeos e celulares.

9. Tenha foco: essa lista já trouxe várias dicas para melhorar o trabalho do ponto de venda, mas nada disso funcionará sem foco. Defina seu público-alvo e suas metas para estes meses finais do ano da forma mais precisa possível. Faça isso antes de tentar expandir seu escopo ou pensar em novas táticas.

10. Marketing integrado: use diferentes meios para atingir seus consumidores nas diversas partes de suas vidas. Padronizar os contatos e campanhas para todos os veículos pode cansar o público. Não deixe de ser consistente e persistente.

11. Faça da sua loja um Local Love: clientes querem fugir da crise que os assola e vão a farmácia para curar seus males físicos e emocionais. Se sua loja for atraente, alegre, limpa e agradável, com atendentes preparados para suavizar seus males, pode ser uma “ilha de conforto” em meio a tanto caos.

12. Não há crise para quem age proativamente: arregace as mangas e vá à luta; sempre há ótimas oportunidades em momentos de crise.

Mercado ilegal de medicamentos

Edição 275 - 2015-10-01 Mercado ilegal de medicamentos

Essa matéria faz parte da Edição 275 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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