Mercado Livre quer ter farmácias vendendo em sua plataforma

Marketplace aguarda análise da Anvisa sobre a venda de artigos farmacêuticos e revela estratégia para os próximos anos

Empurrado pelo boom do e-commerce na pandemia de coronavírus, o marketplace argentino Mercado Livre teve receita de US$ 1,3 bilhão no quarto trimestre de 2020, com crescimento de 97% sobre o mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2020, a cifra chegou a US$ 4 bilhões, numa alta de 73%.

Apesar desse desempenho, que teve fôlego especialmente por causa do Brasil, onde as operações representaram mais da metade da receita trimestral da companhia, o Mercado Livre terminou o quarto trimestre de 2020 com prejuízo de US$ 50 milhões — e não estima voltar a pagar dividendos tão cedo.

“No acumulado do ano passado, ficamos praticamente no zero a zero, sem lucro, nem prejuízo. Houve pressão de custos, como aumento do gasto da frota com combustíveis, mas também houve investimentos pesados em logística. Faz parte da nossa estratégia de ganhar escala”, afirmou o presidente de commerce para América Latina, Stelleo Tolda.

De acordo com Stelleo, embora o Brasil tenha puxado a fila dos mercados que mais cresceram dentro do grupo, houve uma surpresa positiva com o bom desempenho de mercados secundários, como Colômbia e Chile — o Mercado Livre atua em 18 países, sendo as operações mais fortes no Brasil, México e Argentina.

Marketplace

“Por aqui, a companhia está otimista com o crescimento de seu marketplace, especialmente com a chegada de um novo segmento na plataforma de vendas on-line: o de supermercados”.

“O GPA, dono da marca Pão de Açúcar, já anunciou nossa parceria, por exemplo. Por enquanto, só conseguimos fazer a entrega de produtos secos, mas a expectativa, e estamos estudando a melhor logística para isso, é de que nos próximos meses a gente também possa entregar produtos congelados”, afirmou Tolda.

Mercado livre quer parceria com farmácias

Tolda disse ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando a possibilidade de marketplaces como o Mercado Livre venderem produtos farmacêuticos.

Isto seria feito através de parceiros plugados em sua plataforma.

Uma notícia animadora diante do aumento da demanda por medicamentos e outros produtos de farmácias na pandemia de coronavírus.

“Tem alguns players grandes que conseguem fazer a logística por conta própria, mas o mercado é pulverizado e tem muitas redes menores de farmácias que poderiam ser nossos clientes neste serviço”, disse.

No entanto,sobre remuneração ao acionista, porém, o Mercado Livre está mais conservador, e acredita que ainda não é hora de focar nisso.

“Nós já pagamos dividendos no passado, mas agora estamos numa fase de investimentos, por isso não temos previsão para voltar a pagar dividendos ainda”, destacou o presidente do Mercado Livre.

A saber, apenas no Brasil, a companhia planeja investir R$ 10 bilhões em 2021 — boa parte em logística, mas também em outras áreas, como crédito para pequenas empresas.

O executivo citou que o Mercado Pago teve bom crescimento não apenas nas vendas via Mercado Livre, mas fora também.

Ele também ressaltou que a pandemia pode ter acelerado o processo de digitalização; mas que a fintech do Mercado Livre no Brasil estava preparada para absorver a escala.

Somente entre o segundo e terceiro trimestres do ano passado o Mercado Pago ganhou mais de nove milhões de novos clientes no país.

Investimentos

Isso é fruto de investimentos em novas tecnologias e também em parceiras fechadas com grandes empresas, segundo o VP da marca.

Os executivos falaram ainda sobre a não intenção do Mercado Livre de comprar os Correios em um eventual leilão de privatização no futuro.

“Em 2017, nossas entregas eram 95% feitas via Correios. Hoje, são menos de 10%. Se os Correios forem privatizados, podemos até pensar em voltar a aumentar nossas entregas com a empresa, sob uma gestão melhor. Mas a gente comprar os Correios não é uma possibilidade”, enfatizou Tolda.

Eles falaram ainda sobre a possibilidade de crescimento de mercado no Brasil, uma vez que apenas 10% do varejo é via e-commerce

Tolda explicou ainda sobre a emissão de US$ 400 milhões do Mercado Livre em bonds sustentáveis, que serão usados em projetos ESG. Assista à live completa acima.

Fonte: Infomaney

Foto: Diário do Comércio / REUTERS/Nacho Doce

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