Omron e Micromed se aliam para soluções em doenças cardiovasculares

As empresas também apostam no monitoramento remoto de pacientes utilizando a tecnologia de ECG

A Omron Healthcare Co., Ltd. anunciou hoje (1º) seu investimento de capital estrangeiro na Micromed, empresa de tecnologia em eletrocardiografia e telemedicina no Brasil.

As empresas irão acelerar o desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de doenças cardiovasculares e monitoramento remoto de pacientes utilizando a tecnologia de ECG.

A aliança entre os parceiros com os mesmos ideais é estabelecida em busca da visão da Omron Healthcare para reduzir a zero o número de ataques cardíacos e derrames.

A posição estabelecida da Micromed no mercado brasileiro será, portanto, complementada pela experiência da Omron em monitoramento de pressão arterial.

Assim, espera-se um portfólio de tecnologia atual e fornecendo aos pacientes hipertensos e profissionais de saúde dados que podem salvar vidas.

Doenças cardiovasculares

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de morte.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com 30% desses casos levando ao óbito.

O número de óbitos é o 8º maior do mundo, e a relação entre despesas médicas e PIB gira em torno de 10%.

Além disso, 25% da população total do Brasil (cerca de 55 milhões de pessoas) têm hipertensão e apenas 20% recebem tratamento.

A hipertensão costuma ser complicada por Fibrilação Atrial (AFib), e um estudo relata que 50-60% desses pacientes também têm pressão alta e 10-20% dos pacientes hipertensos têm AFib.

Detecção precoce

A saber, a fibrilação atrial é geralmente negligenciada porque os sintomas são frequentemente imperceptíveis e param logo após sua ocorrência.

Para a detecção precoce, o monitoramento doméstico de ECG e o acesso remoto a dados precisos para análise por médicos são, portanto, essenciais para o gerenciamento de condições de saúde cardiovascular.

De acordo com o  presidente e CEO da Omron Healthcare, Isao Ogino, “Desde 2015, estabelecemos a visão de reduzir a zero os eventos cardíacos para o nosso negócio de saúde cardíaca, com o objetivo de atingir zero eventos cérebro-cardiovasculares. Para concretizar essa visão globalmente, desenvolvemos dispositivos de saúde e plataformas de serviços de monitoramento remoto de pacientes para detectar e intervir no processo de tratamento da hipertensão e fibrilação atrial em um estágio inicial, visto que são as principais causas de doenças cardiovasculares graves. A Micromed, com sua expertise nos negócios de saúde cardíaca no Brasil, possui uma ampla rede de contatos com hospitais, clínicas e formadores de opinião na área cardiovascular, e desenvolveu as plataformas de análise eletrocardiográfica para uso profissional. Estamos assinando a parceria com a Micromed para configurar o serviço de monitoramento remoto de pacientes usando dados de ECG domésticos para apoiar os médicos em suas práticas. Acredito que esse é um importante passo na grande jornada para cumprir nossa visão de reduzir os eventos cardíacos a zero no Brasil”.

A operação foi administrada pela Omron Healthcare a partir de sua sede no Japão.

A preparação para a aliança e o processo de compra de participação acionária da empresa japonesa teve início em 2019.

Omron Micromed

A transação foi estruturada e concluída em agosto de 2021.

“A Micromed continuará a servir a comunidade médica, hospitais e instituições de saúde, expandindo sua oferta de portfólio de produtos. Nossa parceria com a Omron permitirá a prestação de serviços exclusivos de monitoramento de pacientes para o mercado de saúde brasileiro. Também fortalecerá as práticas de governança corporativa e aumentará nosso potencial de crescimento. Todos esses esforços visando oferecer a melhor tecnologia em saúde com foco no diagnóstico não invasivo na área de cardiologia”, afirma o CEO da Micromed, Odelio Arouca.

Fonte e foto: Omron

 

Deixe um comentário