PDV

A organização dos produtos capilares

Categoria é uma das mais importantes do canal farma

A categoria de Hair Care é essencial no universo de Higiene & Beleza (H&B). Os produtos, que atingem quase 100% da população, têm uma infinidade de produtos desde xampus até itens de tratamento especiais. Atualmente, 31,4% do mercado é dos xampus; seguido de tratamentos (24,7%); colorir/descolorir (20,9%); condicionadores (18,4%); permanente e alisante (2,7%); e fixadores (2%), de acordo com dados do estudo Caderno de Tendências 2014 – 2015, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Exatamente por sua importância, é imprescindível que o ponto de venda (PDV) seja organizado da maneira correta. Os xampus, por serem os mais buscados, devem ser posicionados no fim da gôndola, logo após as colorações e os itens de pós-xampu.

Assim, o público é atraído, passando por todas as outras categorias, segundo dados da Mind Shopper. Os blocos e as marca devem ser posicionados a partir das de maior valor agregado, para as de menor valor, dando destaque aos itens de uso mais específicos.

Já os pós-xampu são localizados entre as tinturas e os xampus, devido o seu maior valor agregado. É aconselhável posicionar os itens e marcas a partir daqueles de maior valor agregado (e menor giro) para os de menor valor agregado (e maior giro).

Por fim, as tinturas e as colorações são divididas conforme suas subcategorias (permanentes, tonalizantes, em pós, rejuvenescedores, entre outras). Destacam-se as marcas em cada bloco, finalizando com a disponibilidade de cores dentro de cada marca.

Fonte: Revista Essencial 103 (novembro 2017) – reportagem de Laura Martins
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário