O mercado farmacêutico vem em um contínuo caminho de crescimento e uma pesquisa sobre o medicamento genérico faz parte dessa mudança.
Em uma comparação dos resultados dos últimos 12 meses em um período finalizados em março de 2021 com o mesmo período do ano anterior, os resultados apontaram uma alta de 16,2% dos valores vendidos, de acordo com dados da IQVIA.
Para analisar esse mercado foi realizada a Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil – Edição 2021, aplicada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que entrevistou 4.000 consumidores de farmácias em todo o país.
A pesquisa analisou quais o comportamento e os tipos de medicamentos que são adquiridos pelos consumidores e apontou que, entre os entrevistados, o gasto médio de compra foi de R$54,01.
Dessa maneira, os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria.
No entanto, observa-se nesse ponto, um aspecto interessante desse mercado, que é a consolidação dos genéricos, porém ainda se tem uma força contínua dos medicamentos de marca.
Motivação é preço
Na mesma pesquisa, os consumidores, ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, ficou bem claro que o bolso e a comodidade são fatores primordiais na decisão, deixando, então, vários outros de lado.
75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços.
Já 14,9% apontaram a localização como fator importante para a escolha.
Além desses fatores, foram considerados também:
O estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%), a facilidade de estacionar (0,9%) e o bom atendimento (1,1%).