Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Raia Drogasil “caça” gargalos na entrega
    Mercado

    Raia Drogasil “caça” gargalos na entrega

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia16 de fevereiro de 2022Nenhum comentário5 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Raia Drogasil-entrega
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Se há um pequeno varejo no país em que a concorrência dos lojistas, na venda expressa, sempre ganhou destaque é nas farmácias de bairro. São drogarias que, há décadas, entregam em poucas horas a compra feita por telefone, e que criaram uma antiga relação de confiança com o cliente. Grandes redes têm buscado, há anos, avançar sobre esse consumidor que prioriza a entrega rápida, especialmente depois que a pandemia acelerou as venda on-line.

    Maior grupo de farmácias do país, a Raia Drogasil (RD) tenta fechar esse cerco, em parte pela abertura acelerada de lojas em novas áreas – onde há redes regionais bem estabelecidas.

    E pelo esforço em melhorar nível de serviço e reduzir rupturas na venda on-line.

    De acordo o comando da cadeia, cerca de 9% da receita da empresa vem do digital – era pouco menos de 3% antes da pandemia -, e 80% dessa venda ocorre com entrega em até quatro horas.

    Portanto, ainda há 20% que ocorre em prazos mais longos. E como, em muitas situações, são clientes que buscam medicamentos para uso imediato, não ter o produto na loja na hora certa é perder o consumidor.

    “Medimos isso como loucos, para ter em estoque na loja esses 20%. Como são produtos de giro baixo, a tendência é ter um volume menor estocado [pelo alto custo de estoque parado]. Se não tenho na loja no dia, será precisa vir do centro de distribuição, o que leva um dia”, diz, portanto, o presidente da RD, Marcílio Pousada.

    Entrega da Raia Drogasil

    “Se você pensar bem, temos 11 centrais de distribuição no país, e um dia de prazo até é um envio rápido a partir dos nossos centros, mas para gente é visto como um ‘challenge’ [desafio]. Porque não podemos deixar de entregar”. Pequenos lojistas, na prática, podem ter até maior dificuldade de entrega desses itens de giro baixo, mas as grandes cadeias entendem que, para ganhar mercado em certas regiões muito competitivas, o gargalo deve ser mínimo.

    Cerca de 65% das 2,5 mil lojas da RD recebem mercadorias todos os dias, e parte dessas unidades vem se transformando em centrais para esse envio da compra on-line. Pousada conta que a companhia tem 700 “micropolos” (lojas com área de armazenagem para envio on-line), localizadas especialmente nas grandes cidades. Isso dá quase uma a cada quatro unidades da empresa. O que a RD vem fazendo não foge muito daquilo que boa parte das varejistas do país fazem – a loja virou um ponto de armazenagem (e de experiência e relacionamento) para entrega em até 24 horas.

    Para dar conta do “last mile” (o envio até a casa do cliente), em setembro, 90% das cidades onde a RD atua tinham entrega motorizada. Um ano antes, eram menos de 60%. Pode não parecer relevante, mas esse envio faz diferença para o cliente idoso que se acostumou a ligar numa loja regional e pedir o produto muitas vezes direto ao balconista. As cidades com os “micropolos” da RD fazem entregas em até 90 minutos. São cerca de 89 mil farmácias espalhadas no país, um dos segmentos de varejo mais pulverizados do Brasil.

    Foco no cliente

    Ainda há um esforço da rede para engajar mais clientes, porque isso que gera maior frequência e mais gastos. “Um cliente normal nosso compra três vezes a cada três meses.

    Todavia, um cliente fiel nosso, compra o dobro, ou seja, seis vezes a cada três meses. Parte do esforço, está em fazer mais consumidores virarem fiéis”, diz ele.

    Nesse caso, entra em campo estratégias que a empresa já vem reforçando ao mercado desde 2021, como a Vitat. A RD lançou no ano passado a sua plataforma de saúde com esse nome, que combina portal, aplicativo e um espaço nas lojas, com essa marca. Ainda deve oferecer serviços na área nutricional e física, e o app permite o agendamento de serviços nos Espaços Vitat nas lojas. São apenas 20 espaços hoje, de uma rede de lojas de 2,5 mil pontos. A questão é que essa é uma briga de gente grande.

    Raia Drogasil julga essencial  “correr” com a entrega

    Há dezenas de empresas de saúde (não farmácias necessariamente, mas também academias e operadoras de saúde), oferecendo serviços e conteúdo para reter clientes. É muita oferta no mercado.

    “O que nós estamos montando é uma plataforma que estará integrada, por exemplo, com nossa operação de produtos manipulados, com o histórico de compras nas nossas lojas, e também com nossos programas nutricionais e de treino, por exemplo. É algo maior”.

    A iniciativa é parte de três vertentes centrais, apresentadas ao mercado um ano atrás, que serão o foco da RD nos próximos anos. Além da Vitat, há o marketplace (shopping virtual), com venda de produtos de terceiros, e a montagem de um novo modelo de farmácia física – internamente, a empresa vem chamando esse projeto de “Nova Farmácia”.

    Para 2022, a RD projeta 260 aberturas, versus 240 de projeção inicial, como já informado em outubro do ano passado – e a expectativa é manter essas 260 aberturas nos próximos anos.

    Como é um segmento menos afetado pelas crises econômicas, com resultados mais estáveis (2021 foi o melhor ano em taxa de crescimento nas vendas do setor, desde 2011), a empresa entende, então, que há espaço a ser ocupado.

    Fonte: Valor Econômico

    Foto: Raia Drogasil

    ações raia drogasil entrega raia drogasil
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    Menopausa: mercado global deve atingir US$ 30,5 bilhões em 2032

    10 de julho de 2025

    Roche Farma e Roche Diagnóstica Brasil têm novas diretoras

    10 de julho de 2025

    Protagonista na saúde acessível

    8 de julho de 2025

    Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo da América Latina

    4 de julho de 2025

    Unilever ingressa na categoria de suplementos no Brasil

    1 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.