Reajuste de preços nos medicamentos ficará entre 3,15% e 5,13%

Simulação de reajuste foi realizada pelo Sindusfarma

O reajuste de preços nos medicamentos para 2020 já tem uma previsão. A secretaria executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicou hoje, no Diário Oficial da União, que o Fator de Ajuste de Preços Relativos Entre Setores (Fator Y) foi fixado em 1,20%.

Considerando que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre março de 2019 e fevereiro de 2020 alcançou 3,93%; que o Fator X foi de 1,98% e que o Fator Z foi estipulado em 1,98% para o nível 1; 0,99% para o nível 2; e 0,00% para o nível 3, cálculos preliminares do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) concluíram que, no nível 1, o reajuste atingirá 5,13%; no nível 2 alcançará 4,14% e; no nível 3,15%.

Vale lembrar que a produtividade do setor farmacêutico é medida pelo Fator X. Já os preços relativos entre setores pelo Fator Y. E os preços relativos intrassetor pelo Fator Z, este que visa equilibrar as diferenças de competitividade entre classes terapêuticas.

Desse modo, conclui-se, assim, que o reajuste de preços de 2020 voltará a apresentar três diferentes níveis de reajuste, diferentemente do reajuste linear autorizado em 2019.

Entretanto, o IPCA do mês de fevereiro é o único fator que tem sua publicação pendente para fechar todos os índices que compõem a fórmula do reajuste.

Alterações de preço são diferentes em cada tipo de medicamento

Em primeiro lugar, o Nível 1 é categoria com maior participação de genéricos (genéricos têm faturamento igual ou superior a 20%) e, portanto, um teto mais alto de reajuste.

Em segundo lugar, o Nível 2, com partição média de genéricos (representam entre 15% e 20% do faturamento), tem um teto de reajuste médio.

Por fim, o Nível 3 é a categoria com menor participação de genéricos (inferior a 15% do faturamento) e, portanto, com menor concorrência de mercado e mais baixo índice de reajuste.

Fonte: Sindusfarma/ Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock


Perspectivas para o varejo farmacêutico em 2020

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário