HPC

Semana Abihpec de Mercado encerra com setor ainda mais atento às novas demandas do mercado de HPPC

Durante cinco dias de evento, a Abihpec propôs diversas reflexões acerca das principais tendências e demandas do consumidor que movimentam o setor de HPPC no Brasil

Encerrou, na última sexta-feira, dia 1ª, a Semana Abihpec de Mercado 2021, evento promovido pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que reuniu institutos de pesquisas e especialistas para discussão do presente e o futuro do setor de HPPC no Brasil.

O último dia do evento, teve a participação do presidente do Instituto Abihpec, Claudio Viggiani que compartilhou com a audiência as iniciativas do Instituto com informações sobre o projeto de capacitação profissional, “Beleza Negra”.

Estiveram presentes também, Claudio Nogueira, do instituto Qualibest e Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva.

Os dois apresentaram análises da percepção dos consumidores acerca, então, da representatividade, diversidade e inclusão no mercado de trabalho brasileiro.

E também como as empresas de HPPC tem lidado com a questão nos últimos tempos.

De acordo com os dados da Qualibest, apenas 24% dos consumidores acham que alguma marca trabalha o tema ‘diversidade’, portanto, de forma adequada.

E apenas 1 em cada 10 entrevistados declararam que se sentem, portanto, totalmente ou bastante representados pelas propagandas.

Consumidores

Apesar dos avanços em relação a igualdade de oportunidades visto nos últimos anos, os números revelam que ainda há muito trabalho a ser feito.

Nos dados apresentados pelo Instituto Locomotiva, a maioria dos brasileiros reconhecem, então, a existência do preconceito na sociedade e que ele afeta as diversas instâncias da vida.

Um dos dados divulgados mostrou que 80% percebe a discriminação racial, no entanto, apenas 5% declara que tem pessoalmente algum tipo de preconceito.

Na mesa redonda que encerrou o evento, Laís Ramires, da Procter & Gamble e Emília Ferraz, do Grupo Boticário, debateram sobre as jornadas de promoção de diversidade, equidade e inclusão nas respectivas empresas e, exemplos de ações e campanhas efetivas que podem servir de exemplos para corrigir as desigualdades, que afetam principalmente os grupos sub representados de raça, etnia, identidade de gênero e orientação sexual, entre outros.

Semana Abihpec de Mercado 2021

De 27 de setembro a 1ª de outubro, a Semana Abhipec de Mercado propôs diversas reflexões sobre o setor de HPPC.

Trazendo, então, opiniões de especialistas e análises aprofundadas do setor com o apoio de institutos de pesquisas.

O evento também abordou mudanças na forma como o consumidor se relaciona com empresas e marcas e o uso estratégico da tecnologia.

Novos hábitos

Durante o período foram abordadas tendências relacionadas ao consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o impacto da pandemia no setor e os novos hábitos dos brasileiros.

Um dos reflexos destacados, por exemplo, foi a ascensão do ‘digital’, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

E, dessa maneira, visto como um meio indispensável de aproximação entre marcas e consumidores, além do investimento em tecnologia e inovação.

A sustentabilidade na indústria de HPPC foi pautada partindo das novas exigências de consumidores por produtos.

E també condutas empresariais pautados na preocupação de mitigação dos impactos ambientais.

E em como as empresas têm trabalhado e se posicionado para atender a esta demanda.

Participaram do evento os institutos Euromonitor Internacional, Dezon, Google, Instituto Locomotiva, Mintel, NielsenIQ, Perception, Qualibest, Segmenta e WGSN, além de especialistas de empresas associadas da Abihpec como Bio Extratus, Beyoung, Sallve, Grupo Boticário, Johnson & Johnson, L’Oréal, Natura, Procter & Gamble, Quintal Dermocosméticos e Unilever.

Fonte: Abihpec

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário