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Semana Abihpec de Mercado encerra com setor ainda mais atento às novas demandas do mercado de HPPC

Durante cinco dias de evento, a Abihpec propôs diversas reflexões acerca das principais tendências e demandas do consumidor que movimentam o setor de HPPC no Brasil

Encerrou, na última sexta-feira, dia 1ª, a Semana Abihpec de Mercado 2021, evento promovido pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que reuniu institutos de pesquisas e especialistas para discussão do presente e o futuro do setor de HPPC no Brasil.

O último dia do evento, teve a participação do presidente do Instituto Abihpec, Claudio Viggiani que compartilhou com a audiência as iniciativas do Instituto com informações sobre o projeto de capacitação profissional, “Beleza Negra”.

Estiveram presentes também, Claudio Nogueira, do instituto Qualibest e Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva.

Os dois apresentaram análises da percepção dos consumidores acerca, então, da representatividade, diversidade e inclusão no mercado de trabalho brasileiro.

E também como as empresas de HPPC tem lidado com a questão nos últimos tempos.

De acordo com os dados da Qualibest, apenas 24% dos consumidores acham que alguma marca trabalha o tema ‘diversidade’, portanto, de forma adequada.

E apenas 1 em cada 10 entrevistados declararam que se sentem, portanto, totalmente ou bastante representados pelas propagandas.

Consumidores

Apesar dos avanços em relação a igualdade de oportunidades visto nos últimos anos, os números revelam que ainda há muito trabalho a ser feito.

Nos dados apresentados pelo Instituto Locomotiva, a maioria dos brasileiros reconhecem, então, a existência do preconceito na sociedade e que ele afeta as diversas instâncias da vida.

Um dos dados divulgados mostrou que 80% percebe a discriminação racial, no entanto, apenas 5% declara que tem pessoalmente algum tipo de preconceito.

Na mesa redonda que encerrou o evento, Laís Ramires, da Procter & Gamble e Emília Ferraz, do Grupo Boticário, debateram sobre as jornadas de promoção de diversidade, equidade e inclusão nas respectivas empresas e, exemplos de ações e campanhas efetivas que podem servir de exemplos para corrigir as desigualdades, que afetam principalmente os grupos sub representados de raça, etnia, identidade de gênero e orientação sexual, entre outros.

Semana Abihpec de Mercado 2021

De 27 de setembro a 1ª de outubro, a Semana Abhipec de Mercado propôs diversas reflexões sobre o setor de HPPC.

Trazendo, então, opiniões de especialistas e análises aprofundadas do setor com o apoio de institutos de pesquisas.

O evento também abordou mudanças na forma como o consumidor se relaciona com empresas e marcas e o uso estratégico da tecnologia.

Novos hábitos

Durante o período foram abordadas tendências relacionadas ao consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o impacto da pandemia no setor e os novos hábitos dos brasileiros.

Um dos reflexos destacados, por exemplo, foi a ascensão do ‘digital’, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

E, dessa maneira, visto como um meio indispensável de aproximação entre marcas e consumidores, além do investimento em tecnologia e inovação.

A sustentabilidade na indústria de HPPC foi pautada partindo das novas exigências de consumidores por produtos.

E també condutas empresariais pautados na preocupação de mitigação dos impactos ambientais.

E em como as empresas têm trabalhado e se posicionado para atender a esta demanda.

Participaram do evento os institutos Euromonitor Internacional, Dezon, Google, Instituto Locomotiva, Mintel, NielsenIQ, Perception, Qualibest, Segmenta e WGSN, além de especialistas de empresas associadas da Abihpec como Bio Extratus, Beyoung, Sallve, Grupo Boticário, Johnson & Johnson, L’Oréal, Natura, Procter & Gamble, Quintal Dermocosméticos e Unilever.

Fonte: Abihpec

Foto: Shutterstock

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