Verão sem cansaço nas Pernas

Sensação de peso na região nesta época do ano pode ser evitada com medidas simples, como beber bastante água e evitar alimentos ricos em sódio. Meias de compressão também podem ser aliadas.

As altas temperaturas do verão favorecem o processo de vasodilatação e, por conta disso, os vasos sanguíneos se dilatam e provocam uma sobrecarga nas veias das pernas. Como consequência, a pessoa fica mais vulnerável ao cansaço, à sensação de peso na região, às cãibras, à dor e aos edemas nesta época do ano. Uma das principais consequências do calor é o inchaço local.

“Além disso, o risco de problemas vasculares, como trombose e, principalmente, varizes também aumenta”, alerta a cirurgiã vascular membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology, Dra. Aline Lamaita.

Uma causa comum de edema na parte inferior das pernas é a doença venosa crônica. Mulheres, sedentários, obesos e pessoas com história na família de doença venosa têm mais tendência a ter doença venosa crônica, de acordo com a médica especialista em cirurgia vascular, Dra. Caroline Baschirotto.

Ela recomenda que a condição seja investigada.

“O inchaço pode ser causado por outras causas além da doença venosa crônica, como problemas no coração, rins, medicamentos, etc. Portanto, esse problema deve ser avaliado para determinar a causa”, alerta.

Na doença venosa crônica, as veias das pernas não conseguem bombear sangue suficiente de volta ao coração porque as válvulas das veias estão danificadas. Isso pode levar ao acúmulo de líquidos na parte inferior das pernas, e, em alguns casos, ao desenvolvimento de feridas na pele (chamadas de úlceras).

Mas, afinal, como evitar o inchaço e cansaço das pernas no verão? A primeira medida a ser tomada é saber se a causa do inchaço é a doença venosa. Neste ponto, é importante procurar um cirurgião vascular para auxiliar no diagnóstico correto.

Se confirmada a doença venosa, algumas medidas podem auxiliar a reduzir o inchaço, conforme indica a Dra. Caroline. “Deve-se elevar as pernas acima do nível do coração por 30 minutos, três ou quatro vezes por dia; e utilizar meias de compressão. Apontar os pés para baixo e para cima várias vezes ao longo do dia pode ajudar a mover o sangue das pernas de volta ao coração, assim como levantar repetidamente os calcanhares do chão para ficar na ponta dos pés, repetindo várias séries deste exercício”, detalha, reforçando que o exercício diário é benéfico porque ativa a bomba muscular da panturrilha, que leva o sangue venoso de volta ao coração.

SINAL DE ALERTA PARA O EXCESSO DE PESO

A Dra. Aline aponta o excesso de peso como uma outra razão do inchaço das pernas. A explicação da cirurgiã vascular é que os quilos extras exercem mais pressão sobre o abdômen, reduzindo, assim, o fluxo sanguíneo de volta para o coração, aumentando a pressão das veias.

Os hábitos saudáveis também ajudam a prevenir problemas vasculares. “Procure manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e livre do excesso de alimentos processados e frituras. É importante também realizar atividades físicas regularmente, pelo menos três vezes por semana”, reforça a médica.

“Dormir bem também é fundamental, pois uma boa noite de sono ajuda no funcionamento adequado do corpo, diminuindo o estresse, os níveis de cortisol e no controle da pressão arterial”, completa a Dra. Aline.

A hidratação também é uma ótima aliada da circulação em dias de calor. Ideal apostar na ingestão de, no mínimo, dois litros de líquido por dia. Vale, ainda, evitar hábitos que favoreçam a desidratação, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em sódio.

“A utilização de cosméticos hidratantes também é interessante para prevenir o surgimento de fissuras na pele causadas pelo processo de vasodilatação provocado pelas altas temperaturas”, diz a Dra. Aline.

Outra dica é investir em drenagem linfática, que ajuda a reduzir inchaços locais e generalizados, além de prevenir e tratar problemas de ordem estética, muscular e articular, promovendo o bem-estar geral do organismo.

DICAS DO GUI: ESCLAREÇA DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE MEIAS DE COMPRESSÃO.

O que são? Grandes aliadas da circulação, as meias de compressão se popularizaram. Elas comprimem suavemente as pernas e podem melhorar o fluxo sanguíneo nas veias.

Quando utilizar? O recomendável é vesti-las pela manhã e permanecer com as meias ao longo do dia, retirando-as para dormir. Em algumas situações específicas, é contraindicado o uso. Por isso, é importante a avaliação de um profissional que irá dizer se o produto pode ser utilizado e qual o modelo ideal.

Aliviam o cansaço? Sim! Além de reduzir o inchaço, elas podem promover a redução da sensação de dor, peso nas pernas e queimação que são típicos da doença venosa crônica.

Pode-se dormir com elas? Recomenda-se o uso durante o dia. Em alguns casos muito específicos, o médico vascular pode recomendar esse hábito.

Fonte: médica especialista em cirurgia vascular, Dra. Caroline Baschirotto

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário