Walgreens Boots Alliance relata resultados do terceiro trimestre

O segmento de varejo farmacêutico dos EUA teve vendas no terceiro trimestre de US$ 27,9 bilhões, um aumento de 4,4% em relação ao trimestre do ano anterior

A menor demanda por serviços relacionados ao COVID, um consumidor cauteloso e voltado para o valor e uma temporada respiratória mais fraca criaram pressões de margem para a W algreens Boots Alliance no terceiro trimestre, encerrado em 31 de maio de 2023.

Ao divulgar os resultados do terceiro trimestre hoje, a CEO Rosalind Brewer disse: ” A WBA alcançou 8,9% de crescimento de vendas em moeda constante no terceiro trimestre, apesar de um ambiente operacional desafiador. Os consumidores continuam apreciando o valor, a conveniência e a variedade de serviços fornecidos pela Walgreens e Boots. demanda significativamente menor por serviços relacionados ao COVID, um consumidor mais cauteloso e orientado a valor e uma temporada respiratória mais fraca recentemente criaram pressões de margem no trimestre”.

Brewer continuou: “Nossa orientação revisada adota uma visão futura apropriadamente cautelosa à luz da incerteza dos gastos do consumidor, ao mesmo tempo em que demonstra claros impulsionadores de um retorno ao crescimento operacional no próximo ano fiscal. Estamos elevando nossa meta de programa de economia de custos para US$ 4,1 bilhões e tomando medidas imediatas para otimizar a lucratividade de nosso segmento de saúde nos Estados Unidos. Estou confiante de que nossa estratégia de recuperação posiciona a WBA para impulsionar o crescimento sustentável do núcleo e agregar valor aos acionistas a longo prazo”.

As vendas do terceiro trimestre da WBA aumentaram 8,6% em relação ao trimestre do ano anterior, para US$ 35,4 bilhões, um aumento de 8,9% em moeda constante, refletindo o crescimento das vendas nos segmentos internacional e farmacêutico de varejo dos EUA e uma contribuição significativa do segmento de saúde dos EUA.

O prejuízo operacional foi de US$ 0,5 bilhão no trimestre, em comparação com um prejuízo de US$ 0,3 bilhão no trimestre do ano anterior. O prejuízo operacional no trimestre reflete um prejuízo não monetário de US$ 431 milhões de ativos intangíveis licenciados para farmácias na Boots UK. A receita operacional ajustada foi de US$ 1 bilhão, um aumento de 0,6% em uma base de moeda constante, refletindo melhorias na farmácia central dos EUA e crescimento internacional, parcialmente compensados ​​por volumes mais baixos de vacinas e testes COVID-19, investimentos planejados na folha de pagamento em farmácias de varejo nos EUA e investimentos em assistência médica nos Estados Unidos, disse a empresa.

O lucro líquido no terceiro trimestre foi de US$ 118 milhões, em comparação com o lucro líquido de US$ 289 milhões no trimestre do ano anterior, impulsionado principalmente pela menor receita operacional. O lucro líquido ajustado foi de US$ 860 milhões, um aumento de 3,4% em moeda constante, impulsionado principalmente pelo lucro operacional ajustado.

O lucro por ação no terceiro trimestre foi de 14 centavos, em comparação com o lucro por ação de 33 centavos no trimestre do ano anterior. O LPA ajustado aumentou 3,3% para US$ 1,00, um aumento de 3,6% em moeda constante, apesar de um vento contrário do COVID-19 de 19,5%.

O caixa líquido usado para atividades operacionais foi de US$ 20 milhões no terceiro trimestre. O fluxo de caixa livre foi negativo em US$ 444 milhões, uma queda de US$ 1,7 bilhão em comparação com o trimestre do ano anterior, impulsionado pela faseamento do capital de giro e pelo aumento das despesas de capital, incluindo iniciativas de crescimento e assistência médica nos EUA.

As vendas nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023 foram de US$ 103,7 bilhões, um aumento de 3,4% em relação ao período do ano anterior e um aumento de 4,8% em moeda constante.

O prejuízo operacional nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023 foi de US$ 6,4 bilhões, em comparação com o lucro operacional de US$ 2,2 bilhões no período do ano anterior. A perda operacional no período reflete uma cobrança antes dos impostos de US$ 6,8 bilhões para reclamações e litígios relacionados a opioides. O lucro operacional ajustado foi de US$ 3,2 bilhões, uma queda de 26,6% em uma base de moeda constante, refletindo um vento contrário do COVID-19 de aproximadamente 22%, investimentos planejados na folha de pagamento em farmácias de varejo nos EUA e investimentos em crescimento em assistência médica nos EUA, parcialmente compensados ​​por contribuições de varejo aprimoradas nos Estados Unidos e o crescimento internacional.

Nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023, o prejuízo líquido foi de US$ 2,9 bilhões, em comparação com o lucro líquido de US$ 4,8 bilhões no período do ano anterior. Essa redução é impulsionada por uma cobrança após impostos de US$ 5,5 bilhões para reivindicações e litígios relacionados a opioides e um ganho após impostos de US$ 2,5 bilhões sobre os investimentos da empresa em VillageMD e Shields Health Solutions no período do ano anterior, parcialmente compensado por um Ganho após impostos de US$ 1,5 bilhão com a venda parcial dos investimentos da empresa na AmerisourceBergen e na Option Care Health. O lucro líquido ajustado foi de US$ 2,9 bilhões, um decréscimo de 20,9% em moeda constante, impulsionado principalmente pela menor receita operacional ajustada.

A perda por ação nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023 foi de US$ 3,36, em comparação com o lucro por ação de US$ 5,49 do mesmo período do ano anterior. O LPA ajustado diminuiu 21,7% para US$ 3,32, refletindo uma queda de 20,7% em moeda constante, principalmente devido a uma contribuição menor do COVID-19 de aproximadamente 20%.

O caixa líquido fornecido pelas atividades operacionais foi de US$ 1,2 bilhão nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023, uma redução de US$ 2,6 bilhões em relação ao período do ano anterior, e o fluxo de caixa livre foi de US$ 116 milhões, uma redução de US$ 2,5 bilhões em relação ao período do ano anterior. por ganhos mais baixos, contribuições de capital de giro mais baixas e maiores gastos de capital, incluindo iniciativas de crescimento.

O segmento de varejo farmacêutico dos EUA teve vendas no terceiro trimestre de US$ 27,9 bilhões, um aumento de 4,4% em relação ao trimestre do ano anterior. As vendas comparáveis ​​aumentaram 7% em relação ao trimestre do ano anterior.

As vendas de farmácias aumentaram 6,3% em comparação com o trimestre do ano anterior, e as vendas comparáveis ​​de farmácias aumentaram 9,8%, beneficiadas pela inflação dos medicamentos de marca. As prescrições comparáveis ​​preenchidas no trimestre aumentaram 1,6%, enquanto as prescrições comparáveis ​​excluindo imunizações aumentaram 2,8%. As prescrições totais preenchidas no trimestre, incluindo imunizações, ajustadas para equivalentes de 30 dias, aumentaram 0,1% para 305 milhões. 800.000 vacinas contra a COVID-19 foram administradas no trimestre, em comparação com 4,7 milhões no trimestre do ano anterior.

As vendas no varejo diminuíram 1% e as vendas no varejo comparáveis ​​diminuíram 0,2% no terceiro trimestre. Excluindo o tabaco, as vendas comparáveis ​​no varejo aumentaram 0,2%, lideradas por fortes resultados nas categorias de mercearia, casa e beleza, parcialmente compensadas por um vento negativo de 90 pontos-base devido à fraqueza sazonal do feriado com retração nos gastos discricionários e um vento negativo de 80 pontos-base de vendas mais baixas de kits de teste OTC.

O lucro bruto diminuiu 3,1% em comparação com o trimestre do ano anterior e o lucro bruto ajustado diminuiu 3,2%. O lucro bruto e o lucro bruto ajustado foram impulsionados em grande parte por um vento contrário de 5% de uma contribuição menor da vacinação e testes COVID-19.

O lucro operacional no terceiro trimestre foi de US$ 0,4 bilhão, em comparação com o prejuízo operacional de US$ 90 milhões do trimestre do ano anterior devido a menores despesas com vendas, gerais e administrativas. O lucro operacional ajustado diminuiu US$ 4 milhões para US$ 1 bilhão em relação ao trimestre do ano anterior, refletindo um vento contrário de 22% devido a menores volumes de vacinação e testes de COVID-19, pressão contínua de reembolso e aumento de investimentos em mão de obra.

O segmento internacional teve vendas no terceiro trimestre de US$ 5,6 bilhões, um aumento de 5% em relação ao trimestre do ano anterior, contido por um impacto cambial adverso de 1,9 pontos percentuais. As vendas aumentaram 6,9% em moeda constante, com as vendas da Boots no Reino Unido crescendo 10,2% e os negócios de atacado na Alemanha crescendo 3,8%.

As vendas de farmácias comparáveis ​​da Boots UK aumentaram 5,7% em comparação com o trimestre do ano anterior. As vendas de varejo comparáveis ​​da Boots UK aumentaram 13,4% em comparação com o trimestre do ano anterior, aumentando a participação de mercado pelo nono trimestre consecutivo. O tráfego continuou a melhorar, aumentando 7% em comparação com o trimestre do ano anterior. A Boots.com continuou a ter um forte desempenho, com vendas acima de 25% em comparação com o trimestre do ano anterior, respondendo por mais de 14% das vendas no varejo.

O lucro bruto aumentou 7,1% em comparação com o trimestre do ano anterior, incluindo um impacto cambial adverso de 3,1 pontos percentuais. O lucro bruto ajustado aumentou 10,3% em moeda constante, com crescimento sólido em todos os mercados internacionais, liderado por fortes vendas no varejo no Reino Unido.

O lucro operacional diminuiu de US$ 100 milhões no trimestre do ano anterior para um prejuízo de US$ 302 milhões. A receita operacional ajustada aumentou 19,8%, para US$ 208 milhões, um aumento de 20,9% em moeda constante.

O segmento de assistência médica dos EUA teve vendas no terceiro trimestre de US$ 2,0 bilhões, um aumento de US$ 1,4 bilhão em comparação com o trimestre do ano anterior. Em base pro forma, os negócios do segmento cresceram as vendas a uma taxa combinada de 22% no trimestre. A VillageMD, incluindo a Summit Health, aumentou as vendas pro forma em 22%, refletindo o crescimento da clínica existente e a expansão da área ocupada pela clínica. A Shields aumentou as vendas pro forma em 35%, impulsionadas por contratos recentes, expansão adicional de parcerias existentes e forte foco na execução. A CareCentrix aumentou as vendas pro forma em 15% como resultado de ofertas de serviços adicionais com parceiros existentes.

O lucro bruto foi de $ 89 milhões, já que o lucro bruto da Shields e CareCentrix foi parcialmente compensado pela expansão do VillageMD. VillageMD adicionou 93 clínicas em comparação com o trimestre do ano anterior. O lucro bruto ajustado foi de US$ 114 milhões, um aumento de US$ 135 milhões em comparação com o período do ano anterior, já que o segmento continua crescendo rapidamente.

O prejuízo operacional foi de US$ 522 milhões. O prejuízo operacional ajustado foi de US$ 172 milhões, o que exclui certos custos relacionados à compensação de ações, amortização de ativos intangíveis adquiridos e custos relacionados à aquisição. A perda de EBITDA ajustado foi de US$ 113 milhões, refletindo a expansão do VillageMD e o menor volume de visitas ao CityMD devido a uma temporada respiratória mais fraca, parcialmente compensada por contribuições positivas de Shields, disse a empresa.

Para o ano fiscal completo de 2023, a Walgreens Boots Alliance agora espera EPS ajustado de US$ 4,00 a US$ 4,05, de US$ 4,45 a US$ 4,65 anteriormente, refletindo condições macroeconômicas e de consumo desafiadoras e volumes mais baixos de vacinas e testes COVID-19.

Espera-se que o quarto trimestre seja impactado negativamente por uma taxa de imposto efetiva mais alta, mudando os gastos do consumidor nos EUA com maiores pressões macro e o impacto de uma estação respiratória mais fraca para o US Retail Pharmacy e o US Healthcare. Apesar desses desafios, a empresa disse que espera que o crescimento da receita operacional ajustada acelere no quarto trimestre, de 0,6% no terceiro trimestre, disse a empresa.

Para o ano fiscal de 2024, a Walgreens Boots Alliance está fornecendo expectativas preliminares para o crescimento da receita operacional ajustada de baixo a médio dígito, com o desempenho da US Healthcare e US Retail Pharmacy mais do que compensando os ventos contrários de menores benefícios do programa de venda e locação, menor COVID- 19 e a venda de participações na AmerisourceBergen. Espera-se que o crescimento da receita operacional ajustada supere o EPS ajustado devido a uma taxa de imposto mais alta e um impacto negativo da participação não controladora.

Walgreens expande o compromisso de melhorar a saúde mental e o bem-estar

Fonte: Drug Store News

Foto: Shutterstock

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