Walgreens Boots Alliance divulga resultados do quarto trimestre de 2019

A rede de farmácias Walgreens divulgou os resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2019

O sólido desempenho de suas operações de farmácia nos Estados Unidos (EUA) não conseguiu superar completamente os desafios exteriores. A Walgreens Boots Alliance divulgou seus resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2019 ontem (28/10). Apesar dos ganhos gerais de vendas para o ano e o trimestre, a empresa registrou declínios nos ganhos.

“Divulgamos os resultados fiscais de 2019 de acordo com nossa orientação declarada anteriormente. Além disso, estamos progredindo em nossas quatro prioridades estratégicas, e mantemos a confiança de que estamos nos posicionando para proporcionar o crescimento a longo prazo. Acreditamos que teremos melhorias no desempenho comparável de vendas nos EUA no segundo semestre do ano fiscal de 2019 e nosso progresso no gerenciamento de custos, a fim de economizar para investir para crescer. Estamos introduzindo orientações para os lucros ajustados por ação no ano fiscal de 2020, que esperamos que sejam consistentes com o ano fiscal de 2019 a taxas de câmbio constantes – muito alinhadas com nossas expectativas”, afirma a rede de farmácias em um comunicado.

Walgreens: lucro operacional

No trimestre, as vendas aumentaram 1,5%, para US$ 34 bilhões, com o lucro por ação diminuindo 51,4%, para US$ 0,75 centavos. No ano, as vendas aumentaram 4,1% t, totalizando US$ 136,9 bilhões, com o lucro por ação diminuindo 14,6%, para US$ 4,31. Além disso, no período de um ano, o lucro líquido diminuiu 20,7%, para US$ 4 bilhões.

O lucro operacional da empresa também diminuiu 20,5% em relação ao período do ano anterior, totalizando US$ 5 bilhões. No quarto trimestre, o lucro líquido foi de US$ 677 milhões, uma redução de 55,2% em relação ao período do ano anterior. A empresa observou que esses resultados refletem cobranças mais altas à medida que a Walgreens Boots Alliance realiza seu Programa de gerenciamento de custos de transformação. O lucro operacional do trimestre foi de US$ 878 milhões, uma queda de 37% em relação ao ano anterior.

O segmento de farmácias de varejo da Walgreens Boots Alliance nos EUA teve vendas líquidas de US$ 26 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Excluindo o impacto da otimização das lojas após a aquisição da Rite Aid, a empresa observou que o crescimento orgânico das vendas foi de 2,9% no trimestre, com as vendas comparáveis em lojas aumentando 3,4%.

Resultado das vendas

As vendas de farmácias representaram 75% das vendas do segmento e aumentaram 4,2% em relação ao ano anterior, o que a empresa atribuiu à inflação branda e volume de prescrições mais altos, bem como do crescimento da especialidade central. A participação no mercado de prescrição de varejo da empresa nos Estados Unidos, ajustada para a equivalência de 30 dias, diminuiu cerca de 55 pontos base para 21%,de acordo com a IQVIA, apesar de a empresa preencher 1,3% a mais de prescrições.

A Walgreens Boots Alliance atribuiu isso ao impacto da racionalização da loja. As vendas no varejo front-end tiveram uma queda de 3,9% no trimestre, com vendas comparáveis no varejo diminuindo 1,2%, devido à contínua ênfase do tabaco.

A divisão internacional de farmácias de varejo da Walgreens Boots Alliance viu as vendas caírem 6,3% no quarto trimestre, totalizando US$ 2,7 bilhões. A empresa atribuiu isso a um impacto cambial adverso de 4,5%. Ele atribuiu a queda de 1,8% nas vendas em moeda constante a um declínio de 2,1% na Boots UK. As vendas comparáveis de farmácias aumentaram 1% em uma moeda constante, com comps up de 2,7%. O lucro bruto da divisão caiu 9,9% em relação ao ano anterior.

A divisão de atacado farmacêutico da Walgreens Boots Alliance registrou vendas de US$ 5,7 bilhões no quarto trimestre. Dessa forma, representando um aumento de 3,1% em relação ao período do ano anterior. O lucro operacional da divisão foi de US$ 129 milhões, o que refletiu um ganho de US$ 59 milhões com os ganhos de capital da empresa na Amerisource Bergen.

Estratégias da Walgreens

A empresa também destacou importantes progressos em suas prioridades estratégicas – acelerando a digitalização, transformando e reestruturando sua oferta de varejo, criando destinos de saúde para bairros e seus esforços de gerenciamento de custos. Além disso, a empresa revelou novas parcerias, inclusive com a Microsoft, para fornecer novas plataformas que permitem redes de saúde e soluções de gerenciamento de assistência, além de expandir vários outros esforços.

As ofertas expandidas incluem sua plataforma Find Care, seu piloto com a Kroger no Kroger Express e sua parceria com o centro de lojas LabCorp. A empresa também está construindo locais focados em serviços de saúde abrangentes por meio de parcerias. Além disso, também investiu no fornecedor de farmácias especializadas Shields Health Solutions e digitalizou o cartão Boots Advanta no Reino Unido. A Walgreens Boots Alliance disse que seu programa de gerenciamento de custos está no caminho certo. Assim, a empresa agora tem como objetivo aumentar a economia anual superior a US$ 1,8 bilhão até o ano fiscal de 2022.

Olhando para o futuro, a Walgreens Boots Alliance emitiu diretrizes de lucro praticamente inalterados para o ano fiscal de 2020. Assim, ajustado por ação a taxas de câmbio constantes, com um intervalo de mais ou menos 3%.

Foto: Shutterstock
Fonte: Drugstore News

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário