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4 tendências de vendas no varejo farmacêutico em 2021

A conversão de venda aliada à tecnologias e a integração do varejo físico e digital são um dos desafios deste ano

O varejo sempre foi um dos segmentos que mais cresceu no Brasil. Em contrapartida, a pandemia do Covid-19 trouxe grandes danos econômicos nesse setor que se viu na obrigação de buscar alternativas cabíveis para continuar com as portas abertas.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mesmo que de forma tímida o cenário é bastante positivo, em especial, para o varejo restrito, onde a expectativa de aumento está na casa dos 3,9%.

Avanços tecnológicos, metodologias para aproximar as marcas com seus clientes, converter vendas, e integrar o varejo físico com o online, são algumas formas interessantes que podem ajudar o varejo nesse processo.

Algumas tendências de vendas em 2021 e visões de especialistas

1. Cliente no centro do negócio

2021, será o ano da experiência do cliente e mais do que nunca as marcas terão que colocá-los no centro do negócio como principal pilar para conseguir crescer.

De acordo com a CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula, será essencial, porém ainda muitas companhias ainda não conseguem atraí-los da forma correta.

O grande desafio da atualidade está relacionado ao encantamento das marcas com seus clientes. Muitas delas se preocupam somente com os produtos ou descontos que vão oferecer, mas esquecem que se a entrega não for bem feita, dentro do prazo previsto, com uma comunicação constante, transparente e com preços justos, há grandes chances desse consumidor não voltar a comprar . E a insatisfação bloqueia a recomendação pelo serviço ou produto“, explica.

2. Conversão de venda aliada à tecnologias

Para o Head de XR da More Than Real, Marcos Trinca, o uso de tecnologias como de realidade aumentada.

Por exemplo, pode ser a peça-chave tanto para o varejo físico quanto o online para criar ações e converter vendas por meio de engajamento e customer experience.

A realidade aumentada é muito versátil e é essencial para estimular as vendas, aproximar e engajar o público com as marcas. Ela permite que os consumidores visualizem seus produtos de forma super realista, quase que física, o que contribui para uma maior certeza e clareza do que se está adquirindo.

3. Integração do varejo físico e digital
Os consumidores esperam uma experiência fluida, sem atrito, com muitos dispositivos conectados.

Além disso, também buscam a conveniência e um ambiente em que as compras sejam totalmente personalizadas.

Experiência do cliente

Dessa maneira, as marcas precisarão investir em experiências de compra imersivas e interativas para conquistar o engajamento desses clientes ávidos por inovações tecnológicas e comodidade.

“Esta tendência se traduzirá em ambientes de varejo omnicanais, com e-commerce, chatbots, smartphones, equipamentos domésticos conectados e lojas físicas interativas e altamente envolventes, afinal, cliente enxerga marca e não canal”, afirma o CRO da Propz, Danilo Nascimento.

4. Live Commerce tendências vendas 2021

As vendas por meio desta estratégia eliminam a fricção entre o entretenimento e a compra, tornando o processo mais fluido e rápido.

Além de reduzir o atrito, já que as compras podem ser finalizadas pela mesma plataforma com apenas um clique.

“As marcas têm buscado novas maneiras de gerar maior conexão e engajamento com o público. Isso porque, assim se agrega valor à experiência e torna a jornada de compra única. O Live Commerce abraça todas essas características e vem como uma tendência forte para 2021“, afirma o CRO da Sambatech e da Samba Digital, Mateus Magno.

5. Vendas no mundo digital cada vez mais evidentes

Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prática indispensável para comerciantes que possuem lojas físicas e querem continuar operando, além de atrair e fidelizar clientes.

Por conta disso, existem hoje diversas ferramentas que deixam os processos de venda mais assertivos.

“As redes sociais e as lojas online foram as principais estratégias utilizadas pelas marcas para manter as lojas ativas e um bom relacionamento com o seu público. Diante desse cenário, pudemos perceber que a digitalização dos negócios se consolidou com uma nova tendência no setor varejista“, afirma  CEO da Showkase, Jefferson Araújo.

Como os pontos de vendas devem se transformar em 2021

Fonte: CNC

Foto: Shutterstock

 

 

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