Como conquistar e reter o público 60+ no e-commerce?

De acordo com a ABComm faltam tutorias e vídeos explicativos na maioria das empresas, inclusive nas farmácias

Cada vez mais ativo no universo e-commerce, o público 60+ merece atenção de todo o varejo, inclusive o farmacêutico. Isso porque a adesão dos seniores ao setor online impressiona ainda mais.

Mas para bem atendê-los nas plataformas virtuais, existem requisitos especiais?

“Um dos principais pontos é a didática de esclarecimento e comunicação do passo a passo de se comprar pela internet, como orientações para escolher o produto correto, destacar voltagem e medidas, ou como efetuar o pagamento pela compra”, responde o vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Rodrigo Bandeira, acrescentando que vale também destacar os prazos e formas de se receber as mercadorias.

De acordo com o especialista, o erro mais comum no varejo é elaborar uma comunicação e desenhar um processo de compra voltados apenas para o público online usual.

Faltam tutorias e vídeos explicativos na maioria das empresas que vendem pela internet no Brasil”, alerta.

Crescimento do público 60+ no e-commerce

Um exemplo: no Supermercado Now, plataforma online que conecta redes de supermercados aos consumidores em diversas cidades brasileiras, o crescimento de clientes com mais de 60 anos aumentou 917% entre fevereiro e julho de 2020.

Hoje eles representam 13% das pessoas que compram no aplicativo. É um número significativo, inclusive se comparado com a maior fatia de usuários da plataforma, que tem entre 30 e 39 anos, e representa 31% dos compradores”, revela o CEO, Marco Zolet.

Em 2021 a curva desce?

Na análise de Zolet, a tendência deve se manter.

“A pandemia e as medidas de isolamento social aceleraram diversos processos. Muitas pessoas quebraram paradigmas e experimentaram  novidades, entre elas comprar online. Viram que o modelo funciona, é eficaz e atende às suas necessidades com muito mais conforto, praticidade e segurança. Por isso, acreditamos que boa parte vai sim continuar comprando online, inclusive quem tem mais de 60 anos”, conclui.

E-commerce brasileiro deve crescer 26% em 2021 

Fonte: Super Varejo

Foto: Shutterstock

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