Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Coronavírus causa forte alteração no comportamento de compra do consumidor
    Notícias

    Coronavírus causa forte alteração no comportamento de compra do consumidor

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia22 de abril de 20202 Comentários2 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    coronavírus-causa-forte-alteração-no-comportamento-de-compra-do-consumidor
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A crise provocada pela covid-19 é um momento decisivo para a liderança das empresas de todos os setores. Acima de tudo, a segurança dos funcionários, clientes e parceiros de negócios deve figurar como prioridade fundamental em qualquer ramo de atividade.

    Novo estudo da Bain & Company mostra que os setores devem se recuperar de forma bastante diferente. Com a mudança das prioridades da população, as empresas de bens de consumo sofrerão com comportamentos distintos. Compras de “pânico”, como produtos de limpeza, desinfetantes, máscaras, refeições prontas e medicamentos, ganharam espaço, enquanto laticínios, bebidas alcoólicas e produtos de luxo tiveram recuo.

    Nas últimas semanas, a procura por atividades que demandem aglomerações de pessoas despencou. Turismo, transportes, restaurantes (com exceção das operações de delivery) verificaram quedas vertiginosas. As companhias aéreas reduziram suas operações em até 90 no período. “A recuperação dessas empresas, mesmo após a crise, não deverá ser rápida”, avalia Luciana Batista, sócia da Bain & Company.

    Comportamento do consumidor

    Outra categoria de empresas, a de bens de consumo não essenciais, que envolve vestuário, produtos de beleza e eletrodomésticos pode ser beneficiada por um pico de demanda relacionada com a chamada “compra de vingança”, em que os consumidores adquirem bens como uma forma de compensação pelo período de afastamento. “Já os supermercados, que registram aumento na procura neste momento, tendem a ter suas operações estabilizadas quando o atual cenário for superado”, afirma Luciana.

    Há, ainda, um grupo que absorverá benefícios permanentes. É o caso de empresas de cursos e entretenimento online, ferramentas de trabalho remoto, além das relacionadas a saúde e nutrição, como a telemedicina. Luciana avalia que a pandemia tem o poder de acelerar tendências que já estavam em andamento e que tais setores atingirão um novo normal daqui para frente.

    Por fim, a Bain analisa que as posições competitivas e relacionamentos com clientes de varejo e bens de consumo podem ter sido significativamente alterados, juntamente com mudanças na participação dos consumidores na carteira e nos repertórios de compra. O atual surto também destaca a importância da preparação, resposta rápida, aprendizado contínuo, adaptação e comunicação no planejamento de contingência.

    Foto: Shutterstock

    Fonte: Bain & Company

     

    comportamento consumidor comportamento consumidor coronavírus
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farma Conde tem 13 unidades funcionando 24 horas

    11 de junho de 2025

    Pague Menos anuncia calendário do Hub de Saúde para junho

    11 de junho de 2025

    8 mitos e verdades sobre saúde bucal

    11 de junho de 2025

    EMS lançará em agosto as primeiras canetas brasileiras para obesidade e diabetes

    11 de junho de 2025

    Medicamentos para obesidade podem reduzir eficácia de anticoncepcional

    11 de junho de 2025

    2 Comentários

    1. Fabiano em 22 de abril de 2020 17:22

      Falou somente do ramo de supermercado. Cadê o de farmácia?

      Responder
      • Luciana Bandeiras em 24 de abril de 2020 09:46

        Olá, Fabiano!
        Talvez esses outros conteúdos, com foco mais específico em farmácia, possam ajudar:
        https://guiadafarmacia.com.br/farmacias-disparam-vendas-na-internet/
        https://guiadafarmacia.com.br/covid-19-e-commerce-cresce-e-compra-nas-lojas-fisicas-caem/
        https://guiadafarmacia.com.br/covid-19-cenario-do-varejo-farma-independente/

        Responder
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farma Conde tem 13 unidades funcionando 24 horas

    11 de junho de 2025

    Pague Menos anuncia calendário do Hub de Saúde para junho

    11 de junho de 2025

    Vida Veg lança linha infantil e entra no canal farma

    11 de junho de 2025

    8 mitos e verdades sobre saúde bucal

    11 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.