Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Saúde»Diabetes afetará 21,5 milhões de brasileiros até 2030
    Saúde

    Diabetes afetará 21,5 milhões de brasileiros até 2030

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia24 de junho de 2022Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    diabetes-brasileiros
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Mundialmente, a diabetes se tornou um sério desafio para os agentes de saúde, impactando todas as esferas responsáveis, incluindo governos e entidades internacionais e por aqui, entre os brasileiros, também já é uma preocupação.

    Todas as previsões mais recentes vêm sendo superadas a cada nova triagem e a projeção global do Atlas da Federação Internacional da Diabetes (IDF) para diabetes, em 2025, era de 438 milhões.

    Contudo, antes mesmo do prazo final, essa previsão já foi ajustada para 463 milhões em 2022.

    O Brasil é o 5º país com maior incidência de pacientes diagnosticados com diabetes no mundo, com mais de 16,8 milhões de casos em pessoas entre 20 a 79 anos, estando atrás somente da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

    Dessa maneira, a estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de brasileiros.

    A nutricionista, pós-graduada em Nutrição Funcional e CEO da CalcLab (plataforma que faz leitura diagnóstica de exames laboratoriais), Karla Lacerda, explica, portanto, que a Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo considerada uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, de origem múltipla, decorrente da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

    Insulina

    A insulina é o hormônio produzido pelas células Beta no pâncreas cuja principal função é a manutenção do metabolismo da glicose no corpo.

    Sua ausência provoca desequilíbrio no metabolismo e emprego adequado da glicose, gerando assim um quadro de diabetes.

    Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

    Atualmente, a diabetes é responsável por milhões de mortes anuais, sendo só em 2021 mais de 6 milhões de óbitos, 1 a cada 5 segundos.

    Essa é a doença que mais gera custo, gastos e despesas para todos os envolvidos, em 2021 foram gastos, no mundo, mais de 65 bilhões de dólares com os desfechos de diabetes.

    Na América do Sul, por exemplo, 1 a cada 11 adultos já têm o diagnóstico de Diabetes, de acordo com o levantamento do Atlas de Diabetes IDF.

    Nos últimos dez anos houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no Brasil, de acordo também com o dados do  IDF.

    Por isso, no dia 26 de junho a população nacional se mobiliza para a expansão da conscientização sobre a Diabetes Mellitus.

    Tipos de diabetes

    As duas principais formas de manifestação da doença são o tipo 1 e o tipo 2.

    O Tipo 1 se manifesta principalmente na infância ou adolescência, mas em casos mais raros, pode ser diagnosticado em adultos também .

    Ela é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a manejar os níveis sanguíneos de glicose.

    A nutricionista relata que em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca erroneamente e de forma equivocada as células beta do pâncreas, destruindo o produtor de insulina, logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo e como consequência disso, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia.

    “Esse é o processo que caracteriza, então, o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença”.
    Ela ainda explica que o Tipo 2 normalmente é adquirido quando o organismo, após estressar esse mecanismo de produção de insulina, não consegue mais usar adequadamente a que produz; ou não produz insulina suficiente para naturalmente controlar, portanto, a glicemia.

    “Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2, justamente por ser possível adquirir a doença através de hábitos alimentares muito ruins ao longo da vida, o que resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção”, diz Karla.

    Incidência da doença

    A doença aparece mais frequentemente em adultos.

    No entanto, crianças também podem apresentar e dependendo do grau ou gravidade, pode ser, portanto, controlado com atividade física e planejamento alimentar.

    “Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose”, completa a nutricionista.

    Fonte: CalcLab

    Foto: Shutterstock

    aumento diabetes no brasil diabetes diabetes como controlar diabetes o que é tipos de diabetes
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Dor crônica: entenda por que os sintomas pioram no frio

    18 de junho de 2025

    Enxaqueca: confira 10 perguntas e respostas para a condição

    17 de junho de 2025

    Roche e RD Saúde criam marca própria de medidor de glicemia

    16 de junho de 2025

    EMS lançará em agosto as primeiras canetas brasileiras para obesidade e diabetes

    11 de junho de 2025

    Anvisa aprova Mounjaro como tratamento para obesidade

    9 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.