Farmacêuticos estão no grupo prioritário para vacinação

O CFF conseguiu com o MS que os farmacêuticos entrassem na lista de grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Alguns já estão sendo vacinados

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) trabalhou muito pela inclusão e conseguiu com que os farmacêuticos ficassem no grupo prioritário dos trabalhadores da saúde para a vacinação.

Eles estão listados no grupo de trabalhadores da saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

E já há farmacêuticos sendo vacinados, mas são aqueles envolvidos no cuidado direto aos doentes.

Isso, porque as doses disponibilizadas pelo governo inicialmente são suficientes para imunizar apenas 2,85 milhões de pessoas, calculando os 5% de perda inerente processo de vacinação.

O governo adquiriu 8 milhões de doses de vacinas anticovídicas.

Mas apenas 6 milhões estão disponíveis, e o imunizante requer duas doses por pessoa, o que significa que a quantia equivale à metade.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, lembrou que a entidade trabalhou muito pela inclusão dos farmacêuticos no grupo prioritário e conseguiu isso do Ministério da Saúde (MS), formalmente.

No entanto, muitos profissionais da saúde e não apenas farmacêuticos, ainda vão ter de aguardar para serem vaciandos.

De acordo com ele, diante do quadro de escassez de doses da vacina, as Secretarias Municipais de Saúde estão sendo obrigadas a definir prioridades dentro do grupo prioritário.

Sabemos que é angustiante estar nas farmácias atendendo pacientes com diagnóstico e também casos suspeitos e assintomáticos, por força do dever, para não abandonar a população! Ainda que a corrida pela vacina seja global e a produção atual seja insuficiente para suprir toda a necessidade do planeta, ainda mais no caso do Brasil, com repetidos atrasos na compra, estaremos vigilantes, exigindo que a imunização contemple indistintamente as profissões da saúde. ”

CRF-SP luta para incluir farmacêuticos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 

Fonte e foto: CFF

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário