Laboratório da Novartis recebe certificação referência por práticas sustentáveis

A certificação My Green Lab é referência ao redor do mundo, sendo reconhecida pela campanha global das Nações Unidas “Race to Zero”

A farmacêutica Novartis acaba de receber a certificação My Green Lab, como reconhecimento de boas práticas sustentáveis em Laboratórios.

Com 93%, a mais alta nota entre o grupo participante, o laboratório da Novartis – NCQ (Novartis Country Quality) de São Paulo garantiu a certificação com excelência, cumprindo 80% das ações de Sustentabilidade para a implementação da Certificação Green.

Portanto, o certificado é concedido aos laboratórios que objetivam altos padrões de responsabilidade social e ambiental.

A certificação My Green Lab é referência ao redor do mundo, sendo reconhecida pela campanha global das Nações Unidas “Race to Zero”, viabilizando, portanto, o cumprimento das metas globais para um futuro zero emissões de carbono até 2050.

Para a Novartis, alcançar o mais alto nível da Certificação foi um reflexo do engajamento e dedicação de seus associados.

“Tivemos o engajamento direto de 60% dos associados e a colaboração de 100% do time do laboratório. Também contamos com o essencial suporte de áreas parceiras, como Facilities, compras e Health, Safety & Environment. Adicionalmente, a participação dos grupos Plastic Free e o Green Team do Brasil”, afirma a diretora de qualidade, Flavia Pegorer.

As ações implementadas pelo Laboratório Novartis também garantiram o prêmio NCQ Award de 2021, premiação global interna da Novartis que reconhece ações de sustentabilidade dos laboratórios em todo mundo.

Meta

Com o objetivo de promover a sustentabilidade por meio de suas operações, a Novartis está, portanto, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo.

No caso do laboratório da Novartis, ações foram:

  • Consumo de energia relacionado à infraestrutura, cadeia fria e equipamentos.
  • Redução de consumo de água, incorporação dos princípios da Química Verde nos processos e avanço na  jornada digital, contribuindo para uma cultura paperless.
  • Implementação da reciclagem.
  • Logística reversa e os conceitos da economia circular no processos de compras e gestão de recursos, reduzindo o desperdício, redirecionando materiais e resíduos para uso, destinando corretamente e reduzindo os resíduos gerado.
  • Revisão  dos impacto de transportes, são esforços que nos mantém comprometidos para atingir as metas Globais de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Laboratório Novartis

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário