Dicas para não ter prejuízos com o Reajuste de Preços dos Medicamentos

Não tenha prejuízo ao atualizar sua farmácia com os novos preços de medicamentos

• Acompanhar com frequência a publicação das listas para conseguir aplicar o reajuste o quanto antes;

• Manter o software atualizado. Se possível, antecipar-se em conhecer como a ferramenta executa essa atualização;

• Manter o estoque bem controlado e administrado. Isso melhora a assertividade em eventuais decisões de antecipação de compras;

• Após a atualização de preços, é importante revisar os parâmetros tributários para evitar penalidades legais e/ou pagamento indevido de impostos.

Neste ano, o reajuste máximo, destinado às categorias onde há forte concorrência, deve ficar em 2,84%, segundo o Sindusfarma. Em seguida, para os medicamentos com média concentração de apresentações, o percentual de aumento será de 2,47% e, por fim, onde há competitividade quase nula, o índice será de 2,09%.   

Mais uma vez, os percentuais desagradaram as entidades representantes da indústria. “Temos tido um aumento de custo, com energia, mão de obra, embalagem e, além disto, um forte impacto cambial nos últimos anos. Isso não chega ao preço final. Os preços têm ficado abaixo do necessário desde 2003, com exceção de 2015, em que o reajuste ficou 2% acima da inflação. Para o nível de menor concorrência, isso significa uma diferença acumulada de 60% entre o aumento de custo e reajuste de preço”, destaca o diretor da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Pedro Bernardo.

Com o nível de concorrência do varejo farmacêutico no Brasil, boa gestão só pode ser alcançada com profissionalização e o uso de softwares criados especialmente para o setor. Com o sistema adequado, é possível fazer a apuração correta dos estoques disponíveis e, consequentemente, o cálculo da demanda de venda projetada para um período futuro.

Foto: Shutterstock

Doenças de inverno

Edição 305 - 2018-04-01 Doenças de inverno

Essa matéria faz parte da Edição 305 da Revista Guia da Farmácia.