Retail Farma promove workshop de plano de negócios compartilhado

O workshop sobre planos de negócios compartilhados abordou questões como a importância de melhorar a comunicação entre a indústria e o varejo

Aconteceu ontem (26/11), em São Paulo (SP), o VII Workshop de Plano de Negócios Compartilhados, do Retail Farma, do núcleo de varejo da ESPM.

O workshop recebeu especialistas da indústria e do varejo, que puderam aprender sobre como melhorar a comunicação e o gerenciamento de categorias com o professor do núcleo de varejo da ESPM e especialista em varejo e trade marketing, Rogério Lima, e o administrador e professor de marketing e trade marketing da ESPM, Gean Martins

“O ponto de venda (PDV) conecta o consumidor, o revendedor, o produtor e o comprador. Por isso, o PDV é tão estratégico. A indústria deve ampliar sua cobertura geográfica para controlar essa variável ao máximo e saber se o produto está lá, se ele está com o preço correto, bem como se está bem exposto”, afirma Lima.

Além disso, o varejista também tem uma tarefa importante que é tentar trazer um padrão de loja e ter esse controle, essa correta orientação. “O marketing integrado é isso. Temos que pensar no canal farma como um todo e entender as variáveis das categorias que nós trabalhamos. Assim, parando de focar na transação operacional e passando a atenção para a colaboração. Devemos dividir conhecimentos, por exemplo, das práticas de categoria da indústria e ajudar o varejo e o distribuidor para todos pensarmos juntos”, diz Lima.

Shopper no centro do plano de negócios

Os consumidores e, consequentemente, o varejo está mudando. Assim, para conquistá-los as marcas e as farmácias vêm tendo que se reinventar.

“Antes a marca estava no centro da nossa atenção, hoje é o shopper. Ele é único e isso complica o nosso trabalho. Desse modo, a tecnologia é nossa aliada para fazermos tudo o que é possível para atendê-lo e para influenciarmos em suas decisões de compra”, afirma Martins.

O professor Martins orientou sobre como melhorar a comunicação entre o varejo e a indústria. “Ao visitar o cliente questione sobre as metas de crescimento, sobre o plano estratégico, os pilares que ele quer focar, entre outros. Assim, buscando aumentar a base de dados e melhorar os processos na cadeia”.

Fonte e foto: Guia da Farmácia

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