Lanolina: Saiba o que é e quais as indicações de uso

Você sabia que os cuidados com a pele e a beleza são preocupações da humanidade desde a antiguidade? Conheça a lanolina, uma grande aliada para os cuidados com a pele

No Egito Antigo, os nobres já faziam uso de perfumes, unguentos e até maquiagem. A lanolina, por exemplo, tem sido uma grande aliada para os cuidados com a pele há muitos anos. 

A lanolina é nada mais é que um tipo de óleo natural, que é obtido da lã de ovelha. Esse óleo muito denso e espesso ajuda a proteger a pele do animal no frio intenso.

Entretanto, para os seres humanos a lanolina tem variadas funções, sendo bastante utilizada em cosméticos. Isto porque é um hidratante potente para pele e os cabelos. 

Mas, como utilizar produtos à base de lanolina da forma correta? Conheça nesse texto as principais informações sobre a lanolina e as contraindicações dessa substância.

O que é a Lanolina?

Quando se fala em Lanolina é preciso saber que esse tipo de substância é um tipo de óleo de origem natural, extraído de lã de ovelhas.  Sendo a lanolina batente espessa, ela apresenta uma consistência, muitas vezes, de uma espécie de cera.

Por ser um óleo, muitas vezes a lanolina é comparada aos próprios óleos que também são produzidos pela nossa pele. Afinal de contas, ela é composta por basicamente por ácidos graxos ou ácidos gordos.

Com um tom que oscila entre o amarelo tênue e o castanho, a substância pura não tem um odor muito agradável.  Uma vez que a lanolina é excretada pelas glândulas sebáceas das ovelhas.

Portanto, chegando aos produtos de beleza, logo ela é misturada com outras substâncias: raramente um cosmético apresenta lanolina pura em sua composição.

Como funciona a lanolina?

lanolina

Muitas pessoas não sabem, mas a lanolina funciona criando uma barreira na superfície da pele humana, ajudando que a água presente evapore. É óbvio que o nosso corpo produz óleos que trabalham com essa finalidade. Mas tais óleos acabam se perdendo facilmente, sendo lavados e retirados. 

Dessa maneira, a adição de óleos extras, como a lanolina, ajudam a dar maior proteção à pele, garantindo assim que ela não fique ressecada e rachada.

Usos da lanolina

A lanolina é muito versátil, pois é encontrada em diferentes produtos, sendo o seu uso mais comum em cosméticos. É possível encontrar a lanolina nos seguintes produtos:

  • Cremes hidratantes;
  • Sabonetes;
  • xampus;
  • Amaciantes de roupas;
  • maquiagens.

Uma curiosidade muito interessante, que vale ressaltar, é que o uso da substância não se restringe somente aos cosméticos e produtos de limpeza. 

Por exemplo, na sua forma sem água, chamada de lanolina anidra, é utilizada como lubrificante de instrumentos musicais de sopro.  

Como a Lanolina é extraída naturalmente?

As origens do óleo estão na natureza, mais precisamente nos carneiros. Além de usarmos a lã desses animais somente na indústria têxtil, acabamos por tirar proveito de outro subproduto, a lanolina.

O óleo presente nas fibras de lã de carneiros e ovelhas é o que chamamos de lanolina. O nome da substância tem muito a ver com a sua produção e origem.

Afinal,no latim, Lana é igual à lã e oleum significa óleo. Assim, da junção dos dois termos, vem a palavra lanolina. 

A produção de lanolina se dá de forma muito simples, durante a extração da lã das ovelhas. No momento que os animais são tosados, antes da lã ir para a indústria têxtil para virar fios ou feltros, ela é passada em rolos para extrair a lanolina. 

lanolina vegana

Lanolina natural, vegana e não vegana

É sabido que os veganos não comem nada de origem animal, o que inclui de carnes, leite, ovos e até mel de abelhas. 

Assim, além de prestar muita atenção na dieta alimentar, os adeptos ao veganismo também escolhem com parcimônia os produtos cosméticos e de vestuário.

Portanto, o uso do óleo comum não é recomendado aos veganos, já que ela é obtida através da tosquia de ovelhas. É um óleo gorduroso produzido através das glândulas sebáceas desses animais. 

Alternativas para o uso de lanolina

Para os veganos, e até mesmo para quem possui alguma alergia ou restrição ao uso da lanolina, existem algumas alternativas interessantes no mercado.

Quem quer substituir a lanolina pode investir em vaselina ou o óleo mineral, ambos são subprodutos da produção de gasolina. Os dois são seguros e testados, fazendo parte da composição de muitos cosméticos.

Contudo, existe uma alternativa para os veganos que querem usar o óleo. Trata-se da lanolina vegetal ou lanolina vegana, que é feita de compostos naturais, sem o uso de nada de origem animal.

Em quais casos a substância é indicada para uso?

O uso da lanolina é vasto em cosméticos e maquiagens, já que ela proporciona hidratação extrema. Pele e cabelos, por exemplo, podem sofrer com o ressecamento no inverno e também no verão. Logo, a utilização da lanolina é bem-vinda o ano inteiro.

Cabelos bem hidratados com lanolina

Para os fios de cabelos, a lanolina é uma substância importante, pois ela atua na reposição da gordura perdida, o que facilita o processo de penteado do cabelo. 

Assim, por ser um óleo, a substância serve como um umectante, que protege as fibras capilares e previne a descamação do couro cabeludo. 

Os cremes à base do óleo têm o poder de amaciar os fios e recuperá-los dos danos causados por tratamentos químicos agressivos, como o alisamento.

Benefícios para os cabelos

lanolina para os cabelos

Ideal para homens e mulheres com fios secos e volumosos, a lanolina é benéfica aos cabelos, por uma série de motivos, entre os quais podemos citar:

  • Devolve a gordura natural do cabelo.
  • Hidrata os fios, deixando-os brilhosos e sedosos.
  • Fortalece os fios de cabelo.
  • Nutre os cabelos.
  • Evita a quebra dos fios, já que torna o cabelo mais resistente.
  • Torna os fios mais fáceis de domar.
  • Evita o ressecamento.

Todavia, a lanolina na forma de creme é mais indicada para cabelos cacheados e crespos, por ser muito hidratante: ela pode pesar em cabelos finos demais.  

Já em forma de pomada para os fios, a lanolina mantém os cabelos no lugar, ajudando a dar forma em penteados.

A substância ajuda na prevenção de rugas?

Como é um hidratante natural com extrema potência, a lanolina acaba agindo na prevenção das temíveis rugas. Contudo, é fundamental contar com a ajuda de um médico dermatologista, antes de fazer uso de qualquer creme hidratante

Uma pesquisa de 2015, realizada pelo Ibope Inteligência, encomendada pela divisão de cosméticos do laboratório Pfizer, constatou a preocupação do público feminino com a pele do rosto. 

De acordo com o levantamento, 94% das mulheres com idades entre 30 e 60 anos apresentam algum sinal no rosto que incomoda. Além de tudo, as linhas de expressão foram indicadas por 56% das entrevistas como o problema principal delas.

À vista disso, os cosméticos e cremes hidrantes contendo o óleo são bem procurados no Brasil. Isso é que faz com que a indústria da beleza invista nesses produtos. 

Benefícios da lanolina para a pele

Como é emoliente, a lanolina no creme de hidratação, como o bepantol, age na pele criando uma barreira impermeável. Ela contribui para que a pele não perca ainda mais água do que o processo natural do corpo, ficando ressecada e favorecendo o aparecimento das rugas e linhas no rosto.

A médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que atende famosos, como Xuxa, Claudia Leitte e Deborah Secco, indica a lanolina para hidratação de mãos e pés no inverno

Para Dra. Karla Assed, o ideal para “ter mãos saudáveis e bonitas é fazer uso de protetor solar todos os dias e cremes nutritivos à base de uréia, lanolina e ácido lático”.

Além disso, os homens, cada vez mais vaidosos, podem tirar proveito da substância não apenas na hidratação para rosto, corpo e cabelos: a lanolina marca presença em loções para barbear masculinas

Afinal, como o ato de barbear todos os dias causa um atrito entre a pele e lâmina, é importante hidratar a pele que, muitas vezes, fica machucada.

A substância pode ser usada na correção de estrias?

Poderoso cicatrizante, a lanolina é uma aliada a mais de homens e mulheres na prevenção de estrias e não na correção. Afinal, não há um método 100% eficaz no mercado capaz de combater as estrias totalmente. 

Assim, cremes hidrantes de lanolina são um excelente método preventivo ao aparecimento das estrias.

Vale dizer que a estria surge quando a pele é esticada demais, mais que um nível que ela suporta, processo muito comum na gravidez. Dessa forma, acabam por surgir linhas em relevo vermelhas e brancas que são provenientes do rompimento das fibras da pele.

Depois das estrias instaladas também é possível amenizar a sua aparência. E, a lanolina pode ajudar nesse momento em que a pele está sensível. 

Para a hidratação da pele e amenizar o aspecto das estrias, mulheres e homens podem usar creme hidratante que contenha vitamina B5, lanolina e óleo de amêndoas.

Como é a administração da Lanolina?

Normalmente presente em cosméticos e maquiagens, a lanolina está associada a várias outras substâncias.

Assim, na maior parte dos casos, as pessoas não compram lanolina pura, mas sim os produtos à base da substância, como cremes, pomadas, xampus, batons, entre outros. 

Nas maquiagens, o óleo tem grande destaque, uma vez que conta com ótima capacidade de aderência. Por conseguinte, é utilizada em sombras, blushes e batons, sendo nos batons um componente importante para a hidratação dos lábios.

 É possível utilizar a Lanolina pura?

Apesar de ser uma substância com propriedades hidratantes intensas, ninguém costuma buscar por lanolina pura na farmácia. 

Afinal, muitos produtos no mercado nacional e internacional levam certas quantidades do óleo, associada a outros componentes, que ajudam na hidratação e cicatrização de pele e cabelos. 

Em contrapartida, ao ser misturada aos outros compostos, entre eles minerais e parafinas, a concentração de lanolina fica reduzida, e, por conseguinte, também o seu efeito. 

Por essas razões, é fundamental que a pessoa que deseja comprar um cosmético ou produto com lanolina fique atenta aos rótulos

No entanto, é perfeitamente possível encontrar produtos com lanolina pura na sua fórmula

contraindicaçoes da lanolina

Existem riscos associados ao uso da Lanolina?

Quando se fala em qualquer substância presente em cosméticos, medicamentos, alimentos, é sempre possível uma reação alérgica aos componentes da fórmula. com a lanolina não é diferente.

Assim, embora a lanolina seja um ingrediente muito seguro e com longo histórico de uso na indústria de cosméticos, farmacêutica e de personal care – recomendada inclusive para peles sensíveis – algumas pessoas podem apresentar alergias.

O mais indicado ao se ter uma reação alérgica é suspender o uso do produto e procurar um médico dermatologista. Somente esse profissional vai poder indicar outro produto ou até mesmo um medicamento para solucionar o problema.

Uso da lanolina durante a amamentação

Por ser um excelente cicatrizante, muitas vezes a lanolina é indicada para amenizar rachaduras nos seios das gestantes durante os primeiros dias de amamentação.

Mas, as mamães devem ficar atentas ao fazer uso de pomadas com lanolina. Afinal, uma pesquisa iniciada em 2016 constatou a presença de BHT em pomadas à base de lanolina no Brasil. O levantamento foi realizado pelo ginecologista e obstetra, Dr. Corintio Mariani Neto, diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

O uso do butil-hidroxitolueno, o BHT, é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dentro de um limite aceitável e seguro.  O que acontece é que das marcas analisadas, 4 delas não citam o uso do BHT no rótulo de seus produtos. 

Conclusão

Manter a pele bem hidratada para prevenir o aparecimento de rugas, estrias, rachaduras nos pés, cotovelos e outras partes do corpo é um desejo de homens e mulheres.  Para isso, é possível adquirir cosméticos com uma substância eficiente de hidratação, a lanolina.

Além de tratar a pele, cicatrizar pequenas fissuras nos seios de mães, que estão em processo de amamentação, o óleo é importante para a saúde dos fios de cabelo.

A lanolina não apenas dá brilho aos cabelos como é capaz de recuperar os fios danificados pela a utilização de chapinha, secadores e processos químicos, como o alisamento e escova progressiva.

Ainda assim, o uso de cosméticos e produtos na pele e no cabelo, seja à base ou não de lanolina deve ser acompanhado de perto por um dermatologista. É unicamente esse especialista na saúde da pele e do cabelo que pode indicar os melhores produtos e cosméticos para cada pessoa.

 

Para mais informações acesse a página do Facebook do Guia da Farmácia!  

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

2 Comentários

  1. Elizabeth batista ribeiro em

    Eu usei a lanolina anidra pura no cabelo misturada com creme e um óleo meu , cabelo ficou duro, tive q relaxar os cabelos.gostaria de saber, gual guantidade pra fazer ele misturado no creme, comprei não estou conseguindo usar certo. Boa tarde obrigada

Deixe um comentário