Buscopan: o que é, contraindicações e quando tomar

O Buscopan é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dores abdominais devido a cólicas e espasmos

Muito conhecido por mulheres que sofrem com cólicas menstruais, o Buscopan é um medicamento focado no alívio de dores gastrointestinais.

Ele pode ser usado por crianças e adultos e age rapidamente no organismo. Mas, para que seja indicado corretamente, é necessário consultar um médico ou um farmacêutico.

Para isso, confira abaixo o que é o medicamento, suas contraindicações e principais posologias! 

O que é o Buscopan?

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dores abdominais devido a cólicas e espasmos.

TPM: Dias contados

Para o que serve?

O medicamento é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrointestinais (estômago e intestino), bem como cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários

Contudo, seu uso deve ser efeito orientado por um médico ou farmacêutico.

Quais as apresentações disponíveis no mercado?

Buscopan está disponível em drágeas (indicado para crianças a partir dos seis anos de idade e adultos) e em gotas (adequado para lactentes 0+, crianças e adultos).

alívio-abdominal-buscopan

Contraindicações

Os pacientes que tenham miastenia gravis (fraqueza muscular grave); megacólon (dilatação do intestino grosso); bem como alergia a qualquer componente da fórmula ou intolerância à frutose, deve evitar o uso do medicamento. Além disso, também é contraindicado para crianças com diarreia aguda ou persistente. 

Buscopan é contraindicado para uso por idosos especialmente sensíveis aos efeitos secundários dos antimuscarínicos, como secura da boca e retenção urinária.

Aparelho gastrointestinal: um sistema, múltiplas funções 

Grávidas podem fazer uso de Buscopan? 

Não há informações suficientes sobre a presença de Buscopan no leite materno. Dessa forma, como medida de precaução, é indicado evitar o uso do medicamento durante a gravidez e a amamentação. 

Contudo, consulte sempre seu médico para receber a orientação correta. A automedicação nunca é indicada.

Quais são as interações medicamentosas do fármaco?

Buscopan pode aumentar a ação anticolinérgica (como boca seca, prisão de ventre) de medicamentos antidepressivos (amitriptilina, imipramina, nortriptilina, mirtazapina, mianserina), antialérgicos (prometazina, dexclorfeniramina, hidroxizina), antipsicóticos (clorpromazina, flufenazina, haloperidol), quinidina, amantadina, bem como disopiramida e outros anticolinérgicos (como tiotrópio e ipratrópio, compostos similares à atropina).

O uso ao mesmo tempo de medicamentos que agem de forma contrária à dopamina, como a metoclopramida, pode reduzir a atividade de ambos no aparelho digestivo. O medicamento pode, ainda, aumentar a ação sobre os batimentos do coração das substâncias beta-adrenérgicas (como salbutamol, fenoterol, salmeterol). 

Efeitos colaterais

Os eventos colaterais, em geral, são leves e desaparecem espontaneamente.

  • Reações incomuns: reações na pele, urticária (placas elevadas na pele, geralmente com coceira), prurido (coceiras), taquicardia, boca seca, bem como disidrose (alteração na produção de suor).
  • Raras: retenção urinária (dificuldade para urinar).
  • Reações com frequência desconhecida: hipersensibilidade (alergia), rash (vermelhidão na pele), eritema (manchas vermelhas com elevação da pele), reações anafiláticas (reação alérgica grave), dispneia (falta de ar), bem como choque anafilático (choque alérgico).

Quando devo tomar?

Não há um horário específico indicado para o uso de Buscopan. Porém, seu uso deve ser feito sem mastigar o comprimido e com água (normalmente um copo cheio).

Desidratação: Mais água, menos riscos 

Os perigos da ingestão de remédios psiquiátricos com álcool 

Quantas vezes por dia posso tomar o Buscopan?

Salvo recomendação médica diferenciada, a dose recomendada para adultos e crianças acima de seis anos de idade é de um a duas drágeas (10-20mg), três a cinco vezes ao dia. 

O uso do Buscopan de forma contínua ou por períodos prolongados não é indicado sem que a causa da dor abdominal seja investigada. 

Contudo, é indicado consultar um médico ou um farmacêutico para receber a orientação correta sobre a dosagem e frequência de uso. 

As diversas faces da dor 

Quanto tempo dura o efeito no organismo?

O Buscopan oferece alívio rápido e prolongado das dores. De acordo com a farmacêutica, seu início de ação no aparelho digestivo acontece entre 20 a 80 minutos após sua ingestão. 

Qual o preço do Buscopan?

O preço médio do Buscopan nas farmácias é de R$ 20,00, dependendo da loja, bem como da localização. 

Existem opções de genéricos no mercado?

Sim, alguns laboratórios oferecem opções do Buscopan genérico. São eles: EMS, Germed Hipolabor, Mariol, Pharma, Prati Donaduzzi, bem como Teuto e União Química.

Buscopan

Qual a diferença entre Buscopan e Buscofem?

Enquanto o Buscopan é composto de Butilbrometo de escopolamina, o Buscofem é composto de Ibuprofeno líquido (400 mg). Por ser líquido, ele é absorvido rapidamente pelo organismo, promovendo alívio das dores menstruais. 

Ibuprofeno: O que é ? Como tomar ? Indicações e Efeitos. 

Qual a diferença entre Buscopan e Buscopan Composto?

Buscopan e Buscopan Composto contêm o ingrediente ativo Butilbrometo de escopolamina, um antiespasmódico desenvolvido para aliviar cólicas abdominais e espasmos. Butilbrometo de escopolamina age apenas onde a dor e cólicas ocorrem – no abdômen. No Buscopan® Composto, além de Butilbrometo de escopolamina, também contém Dipirona, um analgésico bem reconhecido e efetivo e, portanto, oferece uma ação dupla. Buscopan® Composto age no foco da dor mais forte para dores e cólicas abdominais (ao relaxar os músculos dos órgãos abdominais) e tem um efeito de rápida ação ao bloquear a dor.

Dipirona sódica: O que é e para que serve? 

Qual a diferença entre Buscopan e um analgésico?

Buscopan age apenas onde as cólicas e dores ocorrem – no abdômen e não em todo o corpo.

Conclusão

O Buscopan é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dores abdominais devido a cólicas e espasmos.

Assim, se utilizado para dores menstruais ou outros problemas conhecidos previamente pelo paciente, o Buscopan é uma ótima opção contra o incômodo abdominal. 

Mas é de extrema importância que um médico seja consultado no caso das dores persistirem ou aumentarem. A automedicação nunca é indicada. 

 

Fontes:

Buscopan – Perguntas mais comuns

Bula do Paciente da Boehringer Ingelheim

Buscofem

Medicamento Genérico

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

 

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário